provas combinadas

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Conceito historico
Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é derecriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.O expressionismo procura aexpressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas dedeterminado momento. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundosdo ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial. Algumas raízes expressionistas podem ser encontradas nas pinturas negras de Goya, que rompeu com as convicções com asquais eram representadas as anatomias para mergulhar num mundo interior. Portanto, são referências imediatas Van Gogh e Gaugain, tanto pela técnica como pela profundidade psicológica.
O expressionismodesenvolveu-se principalmente na Alemanha, onde surgiram importantes grupos de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo do movimento fauvista francês. Deste grupo, destacam-se Nolde eKirshner, artistas comprometidos com a política e a situação social do seu tempo, outro grupo foi o Der Blaue Reiter (O Ginete Azul), formado em Munich, em 1911, suas obras eram mais subjetivos eespirituais do que as obras do Die Brücke. Os artistas do Ginete Azul pensavam que o sentido e o significado de cada quadro estavam na percepção de cada expectador.
Além de sua forte manifestação napintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, há muitas obras que refletem a crise de consciência que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Provas combinadas
  • provas combinadas
  • provas combinadas de atletismo
  • provas combinadas do atletismo
  • Atletismo arremesso – e as provas combinadas
  • Provas combinadas
  • cargas combinadas
  • Secagem combinada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!