Romantismo-Realismo

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
O Romantismo no Brasil

O romantismo no Brasil começa em 1836, com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Este movimento cultural muito amplo é fruto de uma nova atitude de espírito diante dos problemas da vida e do pensamento, e implica em uma profunda metamorfose, em uma verdadeira revolução histórico-cultural, que abrange a filosofia, as artes, as ciências,as religiões, a moral, a política, os costumes, as relações sociais e as famílias. O estilo toma suas liberdades, de modo que o escritor cria seu próprio vocabulário e forma sua própria sintaxe, fugindo das normas acadêmicas tradicionais.
A literatura Romântica no Brasil apresentou varias tendências, como o indianismo, Nacionalismo, Regionalismo, Byronismo (O chamado Mal do Século) entre outras.Essas tendências foram separadas em três gerações, que são:
1º Geração (Indianismo – Nacionalismo): No Romantismo europeu, a volta ao passado histórico leva à Idade Média, onde estão as origens das nações europeias. Mas, como o Brasil não teve Idade Média, voltar ao passado significa redescobrir o país antes da chegada dos europeus, quando esse era habitado por nações indígenas.
Como exemplo,um trecho de Iracema, de José de Alencar:
“Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta.” 

Nesse romance, de 1865, o escritor apresenta uma visão poética da formação do povo brasileiro. De acordo com sua“lenda”, ele tem origem na união do índio, representado por Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, e o branco europeu, representado pelo guerreiro Martim. Repare que o negro ficou de fora do projeto nacionalista-literário da primeira geração.

Outro tema de grande importância na primeira geração é a exaltação da pátria (nacionalismo ufanista), pois nossos primeiros românticos entenderam que suamissão era fundar uma identidade brasileira.  

No plano individual, voltar ao passado significa valorizar a infância, como sugerem estes versos de Casimiro de Abreu: 

Oh! Que saudades que tenho 
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais 

Há também uma forte valorização da natureza pátria. Assim como o índio, essa foi escolhida como um dos símbolos danacionalidade brasileira, como ocorre nos versos de Gonçalves Dias, do poema Canção do Exílio (1843), um dos mais citados em nossa cultura. 
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá

Principais escritores:
1-Poesia: Gonçalves Dias (1823 - 1864)
Casimiro de Abreu (1839 - 1860)
2 - Prosa : José de Alencar (1829 - 1877)Joaquim Manuel de Macedo (1820 - 1882)
Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861)

2º Geração: (Byroniana – Individualista - Ultrarromântica): Byroniana (ou Mal do Século): Entre as características gerais do Romantismo, aquela que mais se faz presente na segunda geração do movimento no Brasil é a evasão da realidade. Só que essa evasão não acontece no tempo ou noespaço, como na primeira geração. Agora a fuga da realidade ganha contornos trágicos. Os heróis românticos encontram na morte uma solução para seus problemas existenciais, podendo chegar, inclusive, ao suicídio. Isso acontece pois, de acordo com o pensamento romântico, o indivíduo vive em constante conflito com a sociedade, tornando-se uma espécie de “desajustado”. Essa sensação de constantedesajuste tem como consequência alguns comportamentos tipicamente românticos: 
- pessimismo 
- dor existencial 
- sofrimento 
- isolamento 

Essas atitudes caracterizam aquilo que ficou conhecido como “mal-do-século”. Assim sendo, por levar o subjetivismo romântico às últimas consequências, a segunda fase do Romantismo no Brasil também é conhecida como geração ultrarromântica. A tela abaixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo e realismo
  • Romantismo Realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e realismo
  • romantismo e realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e realismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!