hipotireoidismo

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Hipotiroidismo Congenito
O hipotireoidismo congênito é uma doença hereditária que impossibilita a glândula3 tireoide do recém-nascido gerar o hormônio tireoidiano T4. Em crianças pequenas essehormônio é fundamental e a ausência dele diminui o metabolismo, impedindo o crescimento e o desenvolvimento físico e mental do indivíduo.

O hipotireoidismo congênito é uma das causas mais frequentes epreveníveis de deficiência mental.
Tratamento:
O tratamento deve começar logo após a realização do Teste do Pezinho ter detectado o problema, já na primeira semana de nascimento.
O tratamentoconsiste na reposição dos hormônios tireoideos deficitários e deverá ser mantido por toda a vida. No início do tratamento, é usada uma dose alta de T4 com o objetivo de atingir rapidamente os níveis deT4 considerados ideais para minimizar os danos cerebrais. Se os exames destinados a esclarecer a etiologia30 do problema tiverem que retardar o início da reposição hormonal é aconselhável que não sejamrealizados neste momento, deixando-os para mais tarde, quando os hormônios podem ser suspensos temporariamente.
O Hipotiroidismo pode evoluir?
Sim, Se não tratado na época certa, o indivíduo comhipotireoidism congênito terá um hipodesenvolvimento físico e mental irreversíveis.

Quando adequadamente tratado, o bebê com hipotireoidismo congênito terá uma vida normal.
Diagnóstico:
Odiagnóstico de hipotireoidismo congênito deve ser feito o mais precocemente possível, pois se sabe que já a partir da quarta semana de vida a deficiência de hormônios tireoideos pode causar lesõesneurológicas. A primeira indicação parte do Teste do Pezinho, exame de sangue realizado através de punção no calcanhar do recém-nascido. Em seguida, se o teste sugere a patologia8, deve ser realizada a dosagem deT4 e TSH em amostra de sangue venoso, obtida o mais cedo possível, para que haja a confirmação diagnóstica. Exames de imagens, como ultrassonografia, ressonância magnética, cintilografia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • HIPOTIREOIDISMO
  • Hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!