Hipotireoidismo

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Hipotireoidismo

Patologia
Hipotireoidismo é a condição em que a quantidade de hormônios produzidos pela tireóide, em nosso organismo, está abaixo do normal. 
Uma em cada 10 mulheres com mais de 65 anos apresenta sinais leves de hipotireoidismo. 
A diminuição da quantidade de hormônios pode ocorrer devido a uma doença tiroideana congênita, após uma inflamação da tireóide, cirurgia de tireóide,tratamento da tireóide com iodo radioativo, após tratamento medicamentoso do hipertiroidismo ou por carência severa  de iodo na dieta.
Normalmente, as pessoas com hipotireoidismo leve não apresentam sintomas. 
Entretanto, alguns referem uma sensação de conforto ou de bem estar após tratamento com hormônio tiroideano. 
Estudos realizados em pacientes com hipotireoidismo leve mostraram que muitosdeles irão  apresentar hipotireoidismo mais severo no futuro. 
O  hipotireoidismo é causado principalmente por uma inflamação da tireóide, chamada Tireoidite de Hashimoto. Esta doença auto imune faz com que o próprio corpo ataque a sua tireóide. 
O exame em familiares pode revelar indivíduos com doença tiroidiana pois essas doenças tendem a ser hereditárias. 

Causas
Na maioria das vezes,o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune. O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos. Nesses casos, o problema é diagnosticado pelo conhecido "teste do pezinho" e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.É muito comum a mulher, após 60 anos, desenvolver hipotireoidismo.
Os idosos, homens ou mulheres, são vulneráveis à diminuição dafunção tireoideana portanto, é importante o exame anual para determinação do nível do TSH após os 60 anos. 
Alguns dos sinais ou sintomas comuns aos idosos, como cansaço, queda do cabelo, pele seca, constipação e perda da memória podem ser curáveis se forem relacionadas ao hipotiroidismo. Pessoas que trataram hipertirodismo quando jovens, apresentam maior chance de apresentar hipotiroidismo nofuturo. 

Sintomas
Assim como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo também causa um aumento de volume da tireóide. Contudo, esse aumento não é acompanhado de mais produção dos hormônios tireoidianos, mas sim pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Como outros males da tireóide, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres, mas pode ocorrer em qualquer indivíduoindependente de gênero ou idade. Os endocrinologistas orientam mulheres, especialmente acima de 40 anos, a fazerem o auto-exame da tireóide regularmente. Entre os sintomas do hipotireoidismo estão:
Depressão
Desaceleração dos batimentos cardíacos
Intestino preso
Menstruação irregular
Diminuição da memória
Cansaço excessivo
Dores musculares
Sonolência excessiva
Pele seca
Queda de cabelo
Ganho de peso
Aumentodo colesterol no sangue
As complicações causadas pelo hipotireoidismo são normalizadas por meio das prescrições do médico. Quando o tratamento não é adequado, o paciente pode sentir anemia, coronariopatia e desordens gastrointestinais, neurológicas, endócrinas, metabólicas e renais. Também são comuns as disfunções respiratórias, dislipidemia, glaucoma, hipertensão arterial, insuficiência cardíacae, no caso de recém-nascidos, retardo mental, surdez e deficiência de crescimento. 

Diagnóstico
O diagnóstico1 de hipotireoidismo2 é estabelecido com a combinação de níveis séricos baixos de T4 livre e elevadas concentrações de TSH. Isto acontece pois a glândula3 pituitária (hipófise4) aumenta a produção de hormônio5 tireoestimulante (TSH) para tentar estimular a tireoide6 a produzir maishormônio5 tireoidiano (T3 e T4).
A dosagem do TSH ajuda ao médico a definir qual dose de hormônio5 tireoideo sintético deve ser usada, tanto inicialmente quanto ao longo do tempo de evolução desta condição.
O TSH também ajuda a diagnosticar uma condição conhecida como “hipotireoidismo2 subclínico”, a qual geralmente não causa sinais7 ou sintomas8, mas nas dosagens hormonais encontram-se níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • HIPOTIREOIDISMO
  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!