Romantismo e realismo

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Contexto histórico
Realismo
Contexto Histórico

Surgiu a partir da segunda metade do século XIX As idéias do Liberalismo e Democracia ganham mais espaço.
As ciências evoluem e os métodos deexperimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.
Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias deRecife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos freqüentes com as grandes cidades européias.
Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdadeeconômica e o aparecimento do proletariado. O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert. No Brasil foi em 1881, com “Memórias Póstumas da BrásCubas” de Machado de Assis e “O Mulato” de Aluísio Azevedo.

Romantismo
Contexto Histórico

O Romantismo no Brasil

O chamado Romantismo foi um período literário que surgiu no séc.XIX na Alemanha,na Inglaterra e na Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. Teve seu período áureo no Brasil entre 1830 a 1880, despontando Casimiro de Abreu,Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves na poesia, José de Alencar na prosa e Martins Pena no teatro. O Romantismo opõe-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo.
É caracterizado por defendera liberdade de criação e privilegiar a emoção. As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado. O Romantismo surgiu naEuropa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político no campo social imperava o inconformismo, nocampo artístico, o repúdio às regras.
A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição. Algumas atitudes foram se consolidando e ao chegarem à França, receberam um vigoroso impulso graças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantismo Realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e realismo
  • romantismo e realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e Realismo
  • Romantismo e realismo
  • NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO, REALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!