ritual

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
1. Os tipos psicológicos na solução de conflitos


O Psicólogo Carl Jung estudou e desenvolveu um modelo de tipologia muito discutido e utilizado nas teorias sobre as diferentes personalidades. Para Jung, as pessoas podem ser divididas em dois grupos, extrovertidos e introvertidos, de acordo com seu comportamento no ambiente.

Extrovertido é o indivíduo que se expõe e tem seufoco de interesse voltado para o mundo exterior. O perigo é estar muito orientado para esse mundo, apoiando-se em idéias alheias em vez de desenvolver as próprias opiniões.

Introvertido é o indivíduo reservado e voltado para o seu interior. O perigo é a perda de contato com o ambiente externo, pois se concentra nos seus próprios pensamentos.

Jung procurou outros indicadores depersonalidade para ajudar na diferenciação das características humanas. Os dois grupos mencionados acima subdividem-se em quatro, de acordo com a forma de captação de informações e tomada de decisões.

As funções psíquicas são as seguintes:

Sensação: refere-se a um enfoque na percepção de detalhes e de fatos concretos. . Os tipos sensitivos preocupam-se com o momento atual e lidam comtodos os tipos de crise facilmente.

Pensamento: está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. Possuem forte tendência de se agarrar a seus planos e teorias, mesmo quando confrontados com argumentos.

Sentimento: é o tipo de indivíduo que prefere emoções fortes e intensas, ainda que negativas, a experiências apáticas. A tomada de decisõesdeve ser feita de acordo com julgamento de valores próprios, como bom ou mau, certo ou errado, agradável ou desagradável.

Intuição: é uma forma de processar informações passadas, processos inconscientes e objetivos futuros. Para o tipo intuitivo as implicações da experiência são mais importantes que a experiência em si.

Segundo Jung, a combinação das quatro funções resulta em umequilíbrio para a pessoa, entretanto, esse equilíbrio não existe, e embora todas essas funções estejam presentes nos indivíduos, em maior ou menor grau, apenas uma é predominante. A teoria da tipologia das personalidades de Jung originou estudos de comportamento em organizações, elaborados por vários autores. Essa teoria, aplicada ao relacionamento interpessoal, ajuda a compreender osrelacionamentos sociais, descrevendo de que maneira as pessoas percebem, usam critérios, agem e julgam.


2. Diferentes enfoques sobre o uso dos tipos psicológicos na solução de conflitos


Os mecanismos de negociação vêm assumindo um importante papel na gestão dos diversos conflitos ocorridos nos diferentes níveis da realidade social. Assim, a negociação, segundo Wall, revela-se útil,uma vez que os agentes sociais se vêem forçados a negociar por deterem total controle sobre os acontecimentos que os cercam. Martinelli afirma que “os estilos de negociação podem ser instrumento muito importante para a análise, encaminhamento e solução de conflito”. Junqueira afirma que refere-se a um processo de idéias, propósitos ou interesses que visa à maximização de resultados, nos quais aspartes envolvidas finalizam o acordo, conscientes de que foram ouvidas e de que apresentaram todas as argumentações.

Acuff, por sua vez, ressalta que esse processo tem como propósito atingir um acordo aceitável sobre diferentes idéias e necessidades. Há também a possibilidade de os negociadores mudarem de estilo, principalmente quando estão sob pressão. Simultaneamente, essa mudançade postura pode resultar em conflitos que, segundo Anastasi, podem estar associados às diferenças de personalidade. Embora não exista uma receita específica que identifique o melhor estilo a ser seguido, Fisher, Ury e Patton defendem a ideia de que um negociador deve ser firme, franco, criativo, persuasivo, facilitador de comunicações e preocupado com os interesses do seu oponente. Nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rituais
  • Rituais
  • O Ritual
  • Rituais
  • Rituais
  • Rituais Astecas
  • Ritual xamanico
  • Rituais de passagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!