Rituais

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
A palavra ritual deriva do latim Ritualis. São ações relacionadas ao misticismo e à religião, que podem ser praticadas individualmente ou não. Pode ser cerimonial, quando há a necessidade de umapreparação quanto ao local, à vestimenta, aos materiais e aos instrumentos utilizados; ou psíquico, quando se pretende interferir e/ou transformar algo no mundo físico.

Os rituais cerimoniais sãoaqueles que normalmente são usados em casamentos, batizados, velórios, formaturas e outros. Já os rituais psíquicos são usados para acionar ou bloquear energias e/ou forças sobrenaturais, criar, alterar eaté desencadear forças naturais. Para isso, usam-se algumas ferramentas-chave para que o ritual dê certo, como:

Círculo: usado em rituais de magia e cura, para criar uma energia que penetra oespaço e se potencializa. O círculo também define o espaço consagrado, sendo de grande importância apagá-lo no término da magia, fazendo juntamente uma limpeza psíquica para evitar fenômenos como opoltergeist.

Palavras: como já sabemos, as palavras que falamos têm poder e para que um ritual funcione da forma esperada tudo o que se deseja deve ser dito, mas vale lembrar-se dos riscos ao proferirdeterminadas palavras.

Mãos: usa-se a mão com a qual se escreve para fazer o ritual, ou seja, o destro realiza o ritual com a mão direita enquanto o canhoto realiza o ritual com a mão esquerda,pois a mão que se usa para escrever libera poder.

São usados também alguns instrumentos que servem como auxílio de proteção como:

Athame: é uma espada curta que tem a função de separar o santodo profano e o real do astral.

Taça: sua função é representar o poder lunar, podendo conter água ou vinho.

Cajado: deve ser feito com madeira, ligada ao simbolismo do seu dono, realizando afunção de traçar o círculo de proteção.

Vassoura: usada para desfazer o círculo e também para fazer a limpeza antes e depois do ritual.

Caldeirão: simboliza o útero da deusa e serve para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rituais
  • Rituais
  • O Ritual
  • ritual
  • Rituais
  • Rituais Astecas
  • Ritual xamanico
  • Rituais de passagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!