terio geral e ciencias politcas

632 palavras 3 páginas
1 – Na aclamada série de televisão Game of Thrones, produzida pela HBO, Joffrey Baratheon se tornou rei de Westeros e protetor dos Sete Reinos aos 12 anos de idade. Uma das suas primeiras atitudes como rei foi julgar Eddard Stark, Senhor de Winterfell e Protetor do Norte, por traição. Eddard confessou a traição e toda a questão é qual é a melhor punição para o caso. Alguns dos conselheiros reais afirmam que a execução é a melhor punição, para dar um exemplo aos demais nobres, instaurar o medo e impedir novas revoltas. Outros conselheiros afirmam que o exilio é uma punição mais adequada – especialmente porque Robb Stark – filho mais velho e herdeiro de Eddard Stark – exigiria vingança pela morte do pai, vingança que poderia acabar em uma guerra civil dado o poderio militar da casa Stark. Segundo os estudos realizados sobre Maquiavel – em particular a leitura do livro “O Príncipe” – qual é a atitude que Joffrey Baratheon deve tomar para ser um bom príncipe? Fundamente.
2 – Ainda falando da série Game of Thrones, uma série de eventos inesperados acabaram jogando o reino de Westeros sob o reinado Joffrey Baratheon em guerra civil, com a população sem segurança nenhuma, vários reis clamando sua pretensão ao trono e o número de mortos em todo o lugar aumentando constantemente. Considerando os limites do poder pensando por Hobbes, o governo de Joffrey Baratheon é um governo legitimo?
3 – Ainda falando da série Game of Thrones, Joffrey Baratheon só subiu ao trono após a morte do pai, Robert Baratheon. O problema é que Renly Baratheon e Stannis Baratheon, os irmãos do falecido rei, contestaram a legitimidade de Joffrey Baratheon ao trono, pois o consideram um filho ilegítimo. Stannis e Renly tentam se coroar reis, mas ambos vão por caminhos muitos diferentes: Stannis é tão severo que seus súditos o temem exageradamente, muitos deles chegam a odiá-lo. Renly, por outro lado, tenta ser amável e cortes com todos, tendo o amor de seus súditos. Segundo Maquiavel, qual dos dois

Relacionados