Revis O Psicologia

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Revisão para G2 Psicologia

1-Behaviorismo
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise). Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
Segundo Skinner, o behaviorismo radical é a filosofiada ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano. Esta vertente do behaviorismo teve grande popularidade no Brasil e nos Estados Unidos
Skinner era claramente contra a utilização de elementos não observáveis para explicar a conduta humana. Assim, os aspectos cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, enão como um ser que é composto pelo corpo e mente.
O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo.

Esta ligado ao comportamento pelo uso dos reforçadores que são todo e qualquer fenômeno que fazem com que a frequência de um comportamento aumente. Todos osreforçadores aumentam a frequência de uma resposta. Sendo:
Positivos: aumentam a frequência de um comportamento dando algo prazeroso ao individuo. Ex: trabalhar e receber salário.
Negativos: aumentam a frequência de um comportamento retirando um desprazer. Ex: retirada de choque, quando se aperta uma alavanca.
Primários: todos aqueles que são indispensáveis para a garantia da vida. Ex: água e comida.Secundários: os demais que não são para garantir a vida. Ex: um sorriso.
Generalizados: todos os secundários que são usados para se adquirir um primário. Ex: dinheiro usado para compra de alimentos.

Positivos: ofereço algo prazeroso
Negativos: retiro um desprazer
Primário: coisas primarias, essenciais a vida.
Secundários: os demais, não essenciais a vida.
Generalizados: uso de um secundário parater um primário.

2-Comportamento Reflexo e Operante
Reflexo: ocorre quando uma alteração no ambiente produz uma resposta, é quando o individuo age instintivamente. Um exemplo bastante comum de comportamento reflexo é a dilatação da pupila quando a luminosidade de um ambiente diminui.
Operante: Diferentemente do comportamento reflexo em que um estímulo produz uma resposta, no comportamento operanteo estímulo cria condições para que uma resposta ocorra e esta resposta possui uma consequência que pode aumentar ou diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura. O individuo age e opera sobre o meio é o comportamento que é aprendido e não instintivo, o agente opera sobre o meio ambiente.

3-Mecanismos de Defesa do Ego
É um conceito da psicanálise de Freud, onde se vê a realidade como ela nãoé. Estuda a mente o inconsciente da mente humana. Ocorre uma distorção da realidade para evitar um sofrimento.
-Sublimação: transformo um desejo ou sentimento não aceito socialmente por um que seja aceito sociamente. Ex: alguém que gosta de esquartejar, e passa a trabalhar como açougueiro.
-Projeção: pego um defeito meu e projeto em outra pessoa.
-Regressão: regrido a estágios anteriores.-Negação: nega-se a existência de um fato, a perceber a realidade.
-Formação reativa: o comportamento é contrario e meu desejo.

4-Estruturas da Mente. ID, EGO e Super Ego
Toda mente humana tem estas três estruturas, e hora uma se sobrepõe sobre a outra, o ideal é que vivam em equilíbrio. Quando vc bebe o ID se sobrepõe ao Super ego, e no dia seguinte com a ressaca moral o Super ego se sobrepõe ao ID.ID- age pelo principio do prazer. (farra, folia)
EGO- age pelo principio da realidade (faz as coisas na medida certa)
Super Ego- proibi, traz o conceito de certo e errado. (como se fosse o pai, educando).
O conceito do certo e errado se na fase fálica, entre o 3 e 5 anos e deve estar formada nos 7 anos.
No exemplo dado em sala. O ID é aquele pessoa que vai pro carnaval e se esbalda, volta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Juridica 2015 REVIS O
  • Revis o AV1 Psicologia nas Organiza es 1
  • REVIS O
  • Revis o
  • Revis O
  • Revis O
  • AS REvis o
  • Revis O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!