Revisão de Conceitos AEC

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Universidade Federal do Paraná
Prof. Bruno Strapasson
Kassiely Maranhão


REVISÃO DE CONCEITOS

1. Comportamento Respondente
É uma relação comportamental na qual um estímulo particular do ambiente causa uma resposta particular (involuntária e imediata) em um organismo.
Para Keller (1899), o comportamento respondente (reflexo) inclui todas as respostas dos seres humanos, e de muitosorganismos, que são eliciadas (“produzidas”) por modificações especiais de estímulos do ambiente.

Ex: As pupilas dos olhos se contraem ao perceber luz.
Esses comportamento de contrair os olhos na presença de luz, são uma relação de estímulo-resposta, em que o estímulo é a luz e a resposta é a contração. Como as respostas desse comportamento independem da aprendizagem, são incondicionadas.2. Condicionamento Respondente
O condicionamento respondente acontece quando um estímulo que era neutro, passa a ser condicionado e elicia respostas também condicionadas. A relação entre um estímulo condicionado e uma resposta condicionada, recebe o nome de reflexo condicionado. Para que ele aconteça, é necessário que um estímulo incondicionado seja exposto junto com um estímulo neutro,eliciando uma resposta reflexa.
“Quando um estímulo neutro é pareado um certo número de vezes a um estímulo eliciador, este estímulo, previamente neutro, irá evocar a mesma espécie de resposta.” (Keller, 1899)

Ex: Se todas as vezes que uma pessoa for comer, ao mesmo tempo for acionado um barulho, sempre que ouvir esse barulho vai salivar.
Nesse caso, o barulho seria o estímulo neutro, a comidaum estímulo incondicionado e a resposta reflexa a salivação.



3. Reforçamento
Eventos que aumentam a frequência da resposta, pela adição ou subtração de um estímulo ao ambiente. Existem dois tipos de reforçamento, o positivo e o negativo.
O reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento voltar a acontecer pela adição de um estímulo ao ambiente.
O reforço negativo é aconsequência do comportamento que aumenta a probabilidade desse ocorrer pela retirada de um estímulo do ambiente.
“Em nosso estudo de reforçamento e seus efeitos, sempre temos falado de situações mais ou menos artificiais, montadas em laboratórios, em algumas situações ou em outros ambientes experimentais. Nessas situações artificiais, a resposta que o experimentador desejava condicionar era seguidaimediata e regularmente pelo reforçador. Em Psicologia, o termo reforçamento contínuo descreve um arranjo no qual a resposta é sempre seguida por um reforçador.” (Whaley, 1971).

Ex: Vestir uma roupa e receber elogios, passando usar a roupa mais vezes.
O estímulo reforçador nesse exemplo são os elogios. Mais especificamente, um reforçador positivo pois o elogio foi acrescentado ao ambiente.4. Punição
Uma relação comportamental na qual uma classe de respostas operante têm sua frequência diminuída por certas consequências produzidas pelas próprias respostas. A Punição é dividida em positiva e negativa.
A punição positiva reduz a frequência de um comportamento quando um estímulo aversivo é adicionado ao ambiente.
A punição negativa reduz a frequência de um comportamento quandoum reforçador positivo é retirado do ambiente.
“Azrin e Holz (1966) definem punição como “uma consequência do comportamento que reduz a probabilidade futura daquele comportamento”. De maneira mais completa, dizem que punição é uma redução na probabilidade futura de uma resposta específica como resultado da apresentação imediata de um estímulo para aquela resposta.
Catania (1992) amplia adefinição de Azrin e Holz (1966) da seguinte forma: na punição, a consequência do responder torna o responder menos provável.” (Todorov, 2012).

Ex: O filho faz bagunça e sua mãe chama a sua atenção, e o filho não faz mais bagunça.
Quando a mãe está chamando a atenção do filho, ele está sendo punido positivamente.


5. Modelagem
A modelagem é um processo no qual há modificação gradual de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revisao Bibliografica Conceito de Marketing
  • a nessecaria revisao do conceito de cidadania
  • Revisão de Conceitos em Epidemiologia
  • Revisao bibliografica conceito marketing
  • revisão e conceitos
  • REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE MARKETING
  • Revisão dos Principais Conceitos das Teorias Comportamentais
  • Revisão dos conceitos basicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!