rev francesa- resumo

Páginas: 19 (4574 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Aula 02 - Revolução Francesa - Itamaraty
HG Pecego

Antecedentes da Rev. Francesa.
Na França pré-revolucionária tinhamos uma crise politica. Ela é explicada, pois a França era vista como local do absolutismo clássico, a frança de luis 14. A frança de luis 15 ( imagem enfraquecida). A França de luis 16, rei fraco. A frança tem uma tradição iluminista muito grande visto que muitos dospensadores estavam la.
Nobreza 5 por cento da populacao nobreza
Terceiro estado 95 por cento
crise economica e social
Caos economico - incomodava os inumeros gastos do rei e da nobreza. vao ser explorados pela propaganda iluministas . Os gastos com guerras também foram importantes. As guerras dos sete anos que e uma guerra de inicio pela disputa da regiao do OHio e comercial e é uma guerra amplaentre franca e inglaterra.
Inglaterra dominca quwbec domina a india e tentando dar o troco a franca participa intensamente da rev americana o que eh um problema pois a independencia dos eua eh uma revolucao iluminista financiada pelo antigo regime
. A indepndencia dos eua, a inglaterra so reconhece de fato em 1783, no tratado de Paris, a partir dai França e Inglaterra se aproximam e a inglaterravai oferecer um tratado comercial que a franca assina chamado de tratado de edenrenovur onde a franca vende produtos agricolas a tarifas baixas e em compensacao compra produtos manufaturados oq traz uma entra de produtos em massa de produtos industriazdos ingleses e aocntece a quebra de manufaturas francesas as quais os donos eram a burugesia.
Porém a França dependia demais da exportação dos seusprodutos agricolocas, a freanca eh o mairo pridutor agricola da europa so perdendo para a russia. Entre 1786 e 1787 nos temos uma grVE CRISE AGRICOLA gerada por um vulcao que entrou em erupção. Meses de erupção desse vulcão que gera mudanca climatica e por isso cria uma crise agricola pois alem de diminuir suas exportacoes tem -se um situacao de fome e miseria. A franca estava endividada e osprinciapis banqueriros da europa nao emprestavam mais dinheiro. Como resolver a crise social agricolca e acalmar a politica francesa??? Com um rei fraco no poder.




Aula
50 Anos antes da rev francesa a economia da franca estava crescendo bem. A interrupção do crescimento leva a revolução.
Os fatores para a rev..
Participação francesa na rev de indep americana,nao tiveram mto retorno. EUAainda manteve sejus LAÇOS ECONOMICOS COM A INGLATERRA FRUSTRANDO A FRANÇA.
Outro fator importante foi o tratado de livre comcerio com a frança, embora o tratado atendeu as expectativas do produtores de vinho franceses, mas prejudicou as manufaturas francesas.
E o mal desempenho da agricultura em 1787 1788, onde a maior a parte da renda do estado vinha da agricultura, o que acarretou no aumentodos preecos no alimento.
Diante da crise do estado frances, inflacao, divida grande do estado, e os economistas falaram em fazer uma reforma tributaria. Porem essa reforma iria mudar de alto a baixo a frança. Diante da pressao paraa reforma tributaria, ele cede a reforma. Os parlamentares de paris, os seus conselheiros admitem a reforma tributaria desde que ela fosse determinada pelos estadosgerais, que nao se reunia desde 1614. Entao os comnselheiros do rei encontravam uma forma do rei governar com o parlamento.
Na reunião dos 3 estados, os represantes do 3º estado solicitam a duplicação da repsentacao do terceiro estado e conseguem. J
Á a segunda reivindicacao nao sera possivel sob pena de fazer fracassar o projeto monarquico que era a mudanca do voto por ordem, por voto por cabeça.Há a recusa intrasnigente da monarqui em atender a segunda demanda e acoantece um rompimento , proclamando-se Assembléia constituinte. entao a partir do mmomento que o terceiro estado passa a se considerar uma assembleia consitituinte comeca a revolucao
. Uma revolucao pacifica em um primeiro momento.( Kant considerou essa etapa da revolucao francesa, de quando o s estados gerais se apresntam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rev. francesa
  • REV FRANCESA
  • rev francesa
  • Rev. Francesa e Industrial
  • Diferenças e semelhanças REv. Francesa X Rev. Russa
  • Resenha do filme A Marselhesa e a Rev. Francesa
  • Rev dos Bichos Resumo
  • REVOLU O INGLESA E FRANCESA RESUMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!