rsrssrsrs

1315 palavras 6 páginas
Não é uma Constituição imutável, e o grau de rigidez pode variar. Algumas podem ser mais rígidas do que as outras.
Constituição flexível não possui supremacia formal.
Constituições populares resultam de uma Assembleia Constituinte ou de uma Convenção. Expressão popular se refere apenas ao modo de elaboração da Constituição.
Tipos de Constituição: as constituições na sua origem eram sintéticas; conteúdo limitado. Conteúdo clássico das Constituições que correspondia ao Estado Liberal: DDHC, 16. Na medida em que a sociedade se tornou mais complexa, as constituições tornaram-se mais complexas, de primeira dimensão, segunda dimensão. Organização da economica, cultura, comunicação. As constituições analíticas resgatam a inspiração clássica, da Const. como instrumento de defesa da sociedade e do indivíduo. As Const. analíticas tornam-se uma exigência da contemporaneidade, mas se tornaram demasiadamente pormenorizada, muito detalhista, procura regulamenar demasiadamene a vida social, que não tem como.
Ultima questão do ponto 4 está de fora.

------------- http://direitoconstitucionaleconcursos.blogspot.com.br/2011/02/poder-constituinte-originario.html http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Constitucional/Poder_Constituinte.htm
O poder constituinte originário pode ser definido como o poder que cria uma nova Constituição, o poder que “constitui a Constituição”. É o poder que põe em vigor uma nova Constituição, seja de maneira propriamente originária (primeira Constituição de um país), seja derrubando o ordenamento constitucional anterior para instituir uma nova Constituição.
De Lolme. O Poder constituinte originário tudo pode fazer, salvo transformar homem em mulher e mulher em homem. Poder Const. derivado deriva da ordem constitucional existente, ao invés de incondicionado é condicionado. As regras estão pré-determinadas pela Const. vigente e, ao invés de ilimitado, são limitados. Ex: cláusulas pétreas.

1) Hipóteses de exercício do poder Constituinte

Relacionados

  • não sei
    2775 palavras | 12 páginas