Resumos dos Capitulos III, IV, V do livro O Que todo Cidadão Precisa Saber sobre Habitação

Páginas: 7 (1600 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resumo dos Capítulos III, IV e V do livro
“O QUE TODO CIDADÃO PRECISA SABER SOBRE HABITAÇÃO”
Por Flávio Villaça

Políticas Públicas

Por volta do século 20, traz-se uma ideologia muito pertinente nos dias de hoje do ter “A Casa própria”, que se alastrou de maneira muito eficiente realmente diminuindo a quantidade de casa alugadas para compradas até os dias atuais. Essa ideologia traz namente dos indivíduos uma ideia de segurança, de estabilidade, de não dever nada a ninguém e de que também é um dinheiro bem gasto, uma vez que há um certo investimento, afinal, ao alugar um local, o que foi gasto nele não terá retorno e a qualquer momento o verdadeiro dono daquele lugar pode requerê-lo de volta. Mas não é somente essa sensação de estabilidade é trazida às pessoas, há também umareverberação no setor bancário, abrindo portas para empréstimos e aos crediários, sendo não só uma forma eficiente e segura de investimento mas também um modo eficaz de defesa contra a inflação.
O próprio Estado tomou as redeas para que essa transformação fosse efetiva. Na década de 40, foi sancionada a Lei do Inquilinato que congelou os aluguéis e também foi reformulada a Lei de Condomínios quepermitiu a propriedade do invivíduo em uma habitação coletiva. Deu-se a abertura, também, para a venda de de vários apartamentos no mesmo edifício. E então, em 1937 mostra-se a lei que permite a venda de lotes a prestação, portanto, as Caixas Econômicas aumentou reconhecidamente o financiamento de habitações a baixos juros. Deste modo, foi-se conseguindo a destruição do modelo de casa alugada,dando lugar ao modelo de Casa Própria.
Foi ainda no século 40 que deu-se início ao plano do Estado que começa a atuar na produção e comercialização da casa popular no Brasil. Em 1946, Gaspar Dutra cria a Fundação Casa Popular, que se propunha a “...proporcionar a brasileiros ou estrangeiros com mais de 10 anos de residência no país ou com filhos brasileiros, a aquisição ou construção de moradiaprópria em zona rural ou urbana”, no entanto há uma certa ingenuidade e ignorância ao falar estas palavras pois não havia-se com precisão em escala nacional como esse programa atuaria, pois o problema habitacional não se resolveria ali. Mas este foi o primeiro passo com a finalidade em escala nacional de oferecer habitação popular à todos.
No entanto, adiante, tornou-se clara a inviabilidade dapolítica habitacional populista. Pois não havia como haver associação entre o governo paternalista vigente naquela época e o retorno financeiro dos financiamentos. Daí então a extinção da Fundação em 1964.
A partir dos anos 70 a favela – construção em área suburbana a partir de loteamentos ilegais – começa-se a se fazer extremamente presente no país. Construida a partir das próprias mãos dos indivíduos(autoconstrução) que vão morar naquela residência ou com ajuda de amigos por perto. Há uma forma romântica de se ver essa situação, como um tipo de fraternização entre os moradores, ajuda mútua etc. Mas a realidade é que estas pessoas trabalham por fora e quando voltam, estão construindo as suas moradias ao invés de descansar. Outra ideologia criada, foi a de John Turner, de que não apoiavaexatamente que as pessoas deveriam construir suas casas com as próprias mãos, mas que elas deveriam acompanhar passo a passo a construção desta pois nenhum Estado poderia determinar como seria agradável aquele ambiente para aquela familia pois as habitações são construídas massificamente de modo padronizado. Mas acaba por esquecer que antes de poder ter alguma afirmação da opinião daquela família naresidência, é preciso que elas tenham uma, primeiramente.
O lote com baixo custo nas periferias da cidade alastrou-se com determinada rapidez, no entanto, para ser mais barato tinha que ser também de baixa qualidade, portanto, não tendo que ter nenhum trabalho de melhoramento sobre essas habitações. É aí então que surge o Estado para legislar a condição urbanística que estes lotes vão ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo o que todo cidadão precisa saber sobre habitação
  • Resumo do livro O que todo cidadão precisa saber sobre habitação
  • O que todo cidadão precisa sabe sobre habitação
  • o que todo cidadão deve saber sobre habitação
  • O que todo cidadão deve saber sobre habitação social
  • Resumo/fichamento dos capítulos I, II, III, IV, V, VI do Livro de Adam Smith
  • Resumo do livro coisas que todo professor de português precisa saber
  • Resumo Capítulos III, IV e V Teoria Pura do Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!