PALESTRA

Páginas: 11 (2641 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Comunicação em Ambiente Digital
Profa Dra Ana Paula Machado Velho


Introdução
A história da comunicação humana é a história da própria evolução do homem e da sociedade. As formas de comunicação se complexificaram na mesma proporção da dinâmica da vida do Homem sobre a Terra.
A comunicação relaciona-se com o conceito de comum, que tem “a ver com a idéia de pertencer ao mesmo tempo avários sujeitos” (MARCONDE FILHO, 2002), ou comunhão, que diz respeito “à semelhança de sentimentos, de idéias, de crenças entre duas ou mais pessoas que têm consciência desta semelhança” (MARCONDE FILHO, 2002). Designa “a experiência imediata da consciência, do outro” (MARCONDE FILHO, 2002). É o “cimento social [...] é a cola do mundo” (MAFESSOLI, 2004).
Este é o conceito de comunicação que se querregistrar aqui. A interação de interlocutores, por meio da ação dos signos, das mensagens “formatadas” que ganham o mundo e, em seguida, ganham a consciência dos outros interlocutores.
A saga da complexificação das formas de comunicação dos indivíduos da nossa sociedade começa há cerca de 4,5 milhões de anos. O aquecimento da região central da África provoca a diminuição da floresta e vai fazercom que alguns indivíduos das diferentes espécies de primatas deixem as árvores e comecem a explorar a savana.
Isso vai deflagrar a necessidade de organização de signos mais elaborados, mas, também, a modificação fisiológica desses indivíduos, permitindo que, mais tarde, eles deixem de ser quadrúpedes e se tornem bípedes, abrindo o tórax e permitindo o desenvolvimento do sistema fonador,transformando o crânio para o crescimento de um cérebro mais funcional. Em resumo, essa seria a antropossociogênese, isto é: “uma morfogênese complexa e multidimensional, resultante de interferências genéticas, ecológicas, cerebrais” e, mais tarde, culturais, que vão permitir o surgimento do Homo sapiens.
Nesse processo, o homem se assenta, deixa de ser nômade e cria sistemas de códigos de comportamento,que vão demandar, também, a produção de novos signos e dar sustentação à cultura.
A cultura é o “conjunto de informações estruturadas em regras [...] um sistema generativo de alta complexidade [...] reproduzido no indivíduo no seu período de aprendizagem, para poder se autoperpetuar” (MORIN, 1975).
Nesse processo de culturalização, o homem passa a necessitar de formas de comunicação quepermitam registrar essas formas de vida, passá-las para seus descendentes, no sentido de fazer com que a espécie que se configura possa permanecer.


Linguagens e comunicação de massa
As primeiras manifestações desses registros são as linguagens orais primitivas que imitam os sons dos animais e da natureza e os desenhos nas cavernas, que descrevem caçadas, vitórias, derrotas, os perigos do ambienteetc.
Esses desenhos vão dar origem, mais tarde, à escritura. Data de cinco milênios antes da era Cristã o início da história desse sistema de signos que se aprimora, passando das figuras com um só sentido, para sistemas de ideogramas e chega à escrita alfabética, usada até hoje.
Essa prática muda a história do Homem pelo fato de tornar-se fonte de poder em diversas civilizações. Na civilizaçãoocidental, sua ênfase se dá na Idade Média, quando a luta pela dominação política e econômica está nas mãos da Igreja Católica.
Por volta do século XV, o comércio a longa distância começa a se fortalecer entre a Europa e a Ásia e, aos poucos, surge uma nova classe, a dos burgueses, que começa um movimento de descentralização do poder da Igreja e dos nobres, investindo em tecnologias para anavegação, na Reforma Protestante e em um mundo ligado à Ciência. Esse movimento vai fazer com que toda atividade científica seja registrada nos livros, mapas e outras expressões da escrita, que vai passar, então, por um processo de popularização.
É importante dizer que, nesse momento, a escritura vai se popularizar no sentido de permitir que esse modelo seja disseminado em toda a Europa e esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Palestras
  • palestra
  • Palestra
  • Palestra
  • PALESTRA
  • PALESTRA
  • Palestra
  • palestra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!