RESUMO Quem Empreendedor

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015





CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS.






CRISTIANO QUEIROZ DA SILVA


RESUMO DO ARTIGO:
Quem é o empreendedor? As implicações de três revoluções tecnológicas na construção do termo empreendedor
RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) vol. 9, nº 8 São Paulo Nov./Dec. 2008.







Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação do componente curricular Cooperativismo e CapitalSocial, ministrado pelo Professor Jorge Antônio no curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.




















CACHOEIRA – BA
2015
INTRODUÇÃO

É comprovada a capacidade do povo brasileiro de ser empreendedor, nota-se isso ao observar o relatório apresentado pelo Global Entrepreneurship monitor (GEM) de 2007 onde se estima que o Brasil encontra-se entre os10 países mais empreendedores do mundo, sendo 12,7%, que reflete a um universo de 13 a cada 100 brasileiros adultos envolvidos em alguma atividade empreendedora.
Historicamente no período mais preciso da Idade média, as atividade empreendedoras estava referindo-se às ações de um participante ou administrador de grandes produções ou projetos, sendo o este, aquele que não corria risco, poistinha como sua função administrar os recursos recebidos e comumente era contratado do governo, somente em meados do século XVII que o termo de ligação entre o empreendedor e o risco passou de fato a ser associado, a partir de então, eram fechados contratos de valor fixo com o governo para empenhas um serviço ou fornecer produtos predeterminados refletindo que com ou sem lucros a responsabilidade erado empreendedor.
Observando as evoluções do termo empreendedor, as revoluções sociais e tecnológicas impactaram significativamente para centrar o empreendedor como um termo dinâmico e multifacetado, sendo suas ações influenciadas pelo tanto pelo contexto social, quanto aos tecnológicos que se inserem.
Este artigo objetivo identificar contribuições desses fatores nas formações emodificações do termo empreendedor por meio de três paradigmas tecnológicos:
1. Revolução Industrial na Inglaterra, modificadora do cenário da economia mundial e base das primeiras teorias sobre empreendedor;
2. O paradigma Fordista, fundadora do modelo de organização da produção dominante no século XX;
3. A Tecnologia da Informação, o impacto dos avanços tecnológicos de eletrônica e informática dasorganizações;


PARADIGMA INDUSTRIAL

Impactando significativamente na economia e na organização social, foi a partir da Revolução Industrial que foram surgindo diversos trabalhos da teoria econômica que buscavam explicar o processo de acumulação de riqueza, tais como os clássicos Smith e Ricardo.
Smith em sua obra A Riqueza das Nações (1776) apresenta o empresário de três formas distintas:
1.Adventurer – Aventureiro ou especulador, investe seu capital em empreendimentos de alto risco;
2. Projector – De uma clara ambiguidade, pois ao mesmo tempo em que faz maquinações para trapacear ou roubar, realiza planos e executa “invenção honesta”;
3. Undertaker – Realizador de projetos, que diferente do projector, é prudente e moderado.

Richard define o empreendedor capitalista como um homemracional capaz de enfrentar o desafio do risco, e em particular da economia de mercado, em sua obra, mais precisamente o Ensaio sobre a Natureza do Comércio em Geral (1735) ele mostra o empreendedor como pertencente à classe dos que viver na incerteza, ou seja, que devem o tempo todo refletir, usar a razão, para ele o empreendedor é um homem racional por excelência, porque ele opera em umasociedade mercantil em que tudo se regula pela concorrência dos mercados, em que se deve saber como avaliar o provável, em que só se pode decidir após ter deliberado, julgado.
Nesses sentidos, nota-se que foi nesse paradigma que se estabeleceu a definição do termo empreendedor e sua diferenciação do capitalista, implicando mudanças radicais na cultura do Ocidente, sendo marcado por amplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo a mente de um empreendedor
  • Resumo do artigo empreendedor cultural
  • Resumo do livro: Administração para Empreendedores
  • Resumo do livro o empreendedor
  • Ser empreendedor
  • Resumo Formação de Empreendedores
  • Resumo da relação entre o empreendedor e o empresário
  • Resumo livro "inovação e espírito empreendedor"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!