Exercicio 4 De Thaup

533 palavras 3 páginas
Prof.ª Anne Camila Cesar Silva
TÍTULO DO TEXTO: Neoclassicismo, Romantismo e Ecletismo___ NÚMERO DO EXERCÍCIO: 4__
ALUNO: Matheus Dias Melo __________ MATRÍCULA: 20142059070____

Neoclassicismo: Artes:
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana. Característica da pintura: formalismo na composição; exatidão nos contornos; harmonia do colorido.
Arquitetura:
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
Autores:
Jacques-Louis David (considerado um dos principais pintores da época); Jean-Auguste Dominique Ingres.
Moda:
Procuram se assemelhar ao máximo com as estátuas gregas da antiguidade clássica.
Romantismo:
Artes:
Ao negar a estética neoclássica, a arte romântica aproxima-se das formas barrocas. Pintores românticos como Goya, Delacroix, Turner e Constable, recuperam o dinamismo e o realismo que os neoclássicos haviam negado, introduzindo elementos como a composição em diagonal, a valorização da cor e o reaparecimento dos contrastes claro-escuro, produzindo efeitos de dramaticidade.
Arquitetura:
Desenvolveu-se após a Revolução Industrial, que obteve novos processos tecnológicos e outros materiais como , o ferro e o vidro; Abandonaram o rigor simplista irregularidade na estrutura a nível espacial e volumétrico (fachadas irregulares, destrói-se a noção de simetria). Imitam a arquitetura gótica a nível de aparência, nas janelas em ogiva, dando origem ao Neogótico. De uma forma geral, os edifícios apresentavam uma mistura de todos os estilos o ecletismo, inspirando-se me modelos de civilizações exóticas, como o Bizâncio, dando origem a novos estilos como o neo-bizantino, neo-árabe, etc;

Autores:
Francisco Goya e Eugène

Relacionados