Resumo Marketing e varejo

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Marketing de Varejo
Capitulo 1 “O Varejo”
-ORIGENS DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
A historia de troca de mercadorias começa após a auto-suficiência. As famílias antigas produziam e fabricavam o que necessitavam para seu consumo. Conseqüentemente, houve a construção por parte dos produtores da capacidade de produção de determinados bens com maior facilidade que outros, permitindo o desenvolvimentode especializações. Uma família, por exemplo, poderia fabricar cestos a uma velocidade maior e de melhor qualidade do que outra, que produzia, digamos, panelas, com as mesmas vantagens.

-CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E MARKETING
Distribuição consiste numa das ferramentas do composto mercadológico. O composto de marketing ou as variáveis controláveis são afetadas pelo meio ambiente de atuação daempresa.
O item distribuição do composto de marketing envolve basicamente duas áreas de decisões: distribuição física e canais de distribuição. Na distribuição física , são consideradas as decisões sobre transportes, armazenagem e distribuição. Na determinação do canal de distribuição consideram-se as decisões referentes aos caminhos que os produtos devem seguir ate chegar ao consumidor.-DEFINIÇÃO DO VAREJO
Há varias definições para o varejo. Uma delas, diz que varejo é uma atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores.
Independente da forma q as definições varejistas são apresentadas, um aspecto importante a salientar é que se trata de comercialização a consumidores finais.
-VANTAGENS PARA A EMPRESA
Uma das vantagens que ovarejista proporciona é uma redução do numero de contatos. Isto representa redução dos custos deste tipo de distribuição caso não houvesse esse intermediário.
-VANTAGENS PARA OS CONSUMIDORES
O sistema de distribuição proporciona utilidades de posse, tempo e lugar. Alem disso, a especialização possibilita benefícios de compra para os consumidores. Como na área de varejo uma das principaisfunções é a compra, o consumidor ira beneficiar-se do trabalho de um comprador especializado para o produto de que necessita.

-DESENVOLVIMENTON DO VAREJHO NO BRASIL
O COMERCIO NO Brasil era dependente de Portugal. Os portugueses controlavam as operações em sua conquista.
O comercio brasileiro foi estabelecido na alavancagem das produções agrícolas, pecuária e mineração. A cultura do pau-brasil edo açúcar correspondem a um período de crescimento no Brasil; posteriormente, o gado e a mineração ocuparam outro período de crescimento seguidos da cultura cafeteira, que praticamente mudou a cultura do pais.
Na fase do império, houve certa euforia no desenvolvimento das atividades agrícolas. No entanto, constata-se que o mesmo não ocorre no setor industrial.
Em 1871 é fundada a Casa Masson.Em 1906, as lojas Pernambucanas com especialidade, na época, em tecidos. Em 1912, a Mesbla. Hoje a tendência do comercio brasileiro, é uma grande descentralização nas grandes cidades com o desenvolvimento do varejo em shopping centers.

Capitulo 2 “A Administração Varejista”
A administração varejista, é de estrema importância, uma vez que sobrevivência e o futuro da empresa estão nas mãos deseus administradores. O administrador do varejo desempenhara as funções típicas dos administradores, principalmente as de planejar, organizar, dirigir e controlar os negócios.
-FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR VAREJISTA
-compra (obtenção e rotação de mercadoria)
-formação de preços
-promoção
-oferta de serviços
-venda pessoal
-controle
-escolha do local, projetos, etc...
No processoadministrativo, uma das principais funções é a de planejamento. Antes de abordar o planejamento, devem-se considerar alguns aspectos importantes do setor varejista.
-VARIAVEIS DO MARKETING VAREJISTA
A administração de uma empresa varejista, decidirá sobre suas próprias variáveis incontroláveis de seu ambiente, da mesma forma que os outros setores. O mesmo esquema operacional de marketing de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO: Novo Marketing de Varejo – Lojas que reagem com os clientes
  • Varejo e marketing de varejo
  • Marketing no varejo
  • Marketing de varejo
  • marketing de varejo
  • Marketing de Varejo
  • Marketing de varejo
  • Marketing de varejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!