desigualdade social

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
DESIGUALDADE SOCIAL


A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, conseqüentemente, o melhore maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Porém, é necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque” de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica, como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso à moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros.
OBrasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado.
Pesquisadores da área social e econômica atribuem essa elevada desigualdade social no Brasil a um contexto histórico, que culminou numa crescente evolução do quadro no país.
Mesmosendo uma nação de dimensões continentais e riquíssima em recursos naturais, o Brasil desponta uma triste contradição, de estar sempre entre os dez países do mundo com o PIB mais alto e, por outro lado, estar sempre entre os 10 países com maiores índices de disparidade social.
Em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), que foi divulgado em julho de 2010, o Brasil aparece com oterceiro pior índice de desigualdade no mundo e, em se tratando da diferença e distanciamento entre ricos e pobres, fica atrás no ranking apenas de países muito menores e menos ricos, como Haiti, Madagascar, Camarões, Tailândia e África do Sul.
A ONU mostra ainda, nesse estudo, como principais causas de tanta desproporcionalidade social, a falta de acesso à educação de qualidade, uma política fiscalinjusta, baixos salários e dificuldade da população em desfrutar de serviços básicos oferecidos pelo Estado, como saúde, transporte público e saneamento básico. 
    Teóricos brasileiros, pessoas e instituições que estão à frente de iniciativas que visam diminuir, e quem sabe, acabar com o problema da desigualdade no Brasil, apontam uma difícil fórmula que deve aliar democracia com eficiênciaeconômica e justiça social como uma solução viável para o problema.
  Mesmo com a Constituição Federal e diversos códigos e estatutos, assegurando o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de autonomias econômicas e ideológicas, a realidade que se vê ainda é distante do que se reza nos direitos do cidadão brasileiro no tocante à erradicação da desigualdade social neste país, emconstante crescimento econômico e político.
  Atualmente evidenciar mudanças e continuidades relativos às desigualdades socialmente estabelecidas entre homens e mulheres, negros e brancos com relação a educação nos faz perceber que apesar das desigualdades sociais ainda existente por falta de uma política social igualitária para todos,as famílias de classe baixa estão conseguindo manter seusfilhos na escola até o ensino médio.
Apesar dos programas criados pelo o governo federal para garantir a população de baixa renda uma educação de qualidade ainda há deficiências na política educacional que precisam ser solucionadas como por exemplo, oferecer maior número de bolsas para garantir o acesso ao ensino superior a um número ainda maior de estudantes.
Oferecer mais oportunidades deemprego garante as famílias uma qualidade de vida melhor que refletirá na educação, pois é fato que as famílias com boas condições financeiras, conseguem dar aos seus filhos uma educação de qualidade, concedendo a estes melhores chances de adentrar em uma faculdade.
Portando sendo a educação um segundo fator para desigualdade entre ricos e pobres no Brasil perdendo apenas para o acesso à cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • Desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • desigualdade social
  • desigualdades sociais
  • desigualdades sociais
  • Desigualdade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!