Resumo Maquiavel

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 14 de abril de 2015
Vida
Maquiavel nasceu em Florença em 3 de maio de 1469, no começo do Renascimento, vivenciando, assim, grande parte da Renascença Italiana, o que explica grande parte de suas ideias, afinal, o contexto político italiano era de segregação entre as regiões, o qual se constituíam pequenos Estados independentes e regiões dominadas por outros Estados.
O território era, portanto, sujeito a conflitosinternos e frequentes invasões estrangeiras, incluindo invasões de nações como a Espanha e a França. Nesse contexto, os Médicis foram expulsos de Florença, criando um ambiente conturbado no qual nenhum governante se mantinha no poder por um período superior à dois meses. No momento em que Maquiavel passou a ocupar um cargo público na Segunda Chancelaria, aos 29 anos, os Médicis voltaram ao governoe foram responsáveis pela prisão de Maquiavel. Após um Médici ter se tornado papa, porém, Maquiavel foi solto e encarregado de escrever a respeito da história de Florença.
Antes disso, Maquiavel vai morar na propriedade herdada da família, onde, exilado, escreve “O Príncipe”.
Obra
Sua obra mais importante, “O Príncipe”, foi escrita de 1513 a 1516 e publicada posteriormente em 1532. Em 1559,porém, sua obra foi incluída no Index pelo pontífice.
Sua obra é pautada na realidade, buscando criar um Estado eficiente, que fosse capaz de manter a ordem e desvincular do Estado ideal, substituindo, portanto, o campo do dever ser pelo ser. O momento político conturbado e o modo como o Estado se cria e consegue se manter são os pontos de partida e chegada, respectivamente, que descrevem a obra doautor.
Apesar de acreditar que o ciclo da estabilidade ao caos é inevitável devido à inviabilidade de se extinguir as paixões humanas, o pensador acredita que existem meios para prolongar os períodos de ordem. As premissas que Maquiavel preconiza para evitar a frequente variação desses ciclos são:
O reconhecimento que a ordem é construída pelos homens e não é definitiva;
A ordem não é a expressão deuma vontade divina;
Legitimidade do poder, para afastar a desordem;
Absolutismo;
A inevitabilidade do caos, sendo impossível extinguir as paixões humanas, porém, existem meios para prolongar os períodos de ordem;

Para enfrentar o caos e manter a ordem, é necessária a instauração de um mecanismo que imponha uma relação estável entre as forças opostas do dominador e dominado. Maquiavel instaura ociclo político que consiste entre a alternância do principado e da república. Para ele o principado vem para estabelecer a ordem, e após a instauração desta inicia-se um processo de liberalização e então, a república é implantada, na qual as instituições são estáveis. Essa escolha é meramente uma questão de necessidade, que varia de acordo com a ordem política vigente em cada período. Na Itália desua época, por exemplo, o autor achava ser necessária a existência de um príncipe, que agiria como um fundador do Estado, ajudando-o a se regenerar e afastando o risco de decomposição. Depois de atingido o equilíbrio, a sociedade estaria pronta para a República, na qual as instituições são estáveis, porém, os conflitos continuam. Há, contudo, uma diferenciação em relação aos tipos de conflitosexistentes em cada regime: enquanto no principado os conflitos são pela disputa de poder, na República, são relativos ao bem estar da sociedade.
Em sua obra mais famosa, ‘O Príncipe’, Maquiavel busca dar conselhos ao príncipe para manter a ordem e seu domínio.
Maquiavel também aconselha o príncipe quanto a conquista de regiões, expondo a necessidade de para se integrar a nova região, morar por umtempo na mesma e manter seus costumes e leis, buscando apenas tratar os assuntos tributários. Vale também ressaltar a importância de extinguir ‘o sangue’ do antigo príncipe, o que podemos interpretar como sendo a deleção da imagem positiva deixada pelo governante anterior ou, em uma segunda interpretação, o extermínio de seus descendentes, por se tratar de concorrentes potenciais ao poder....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo maquiavel
  • Resumo Maquiavel
  • Resumo De Maquiavel
  • RESUMO MAQUIAVEL
  • Resumo de maquiavel
  • Resumo maquiavel
  • Resumo Maquiavel
  • resumo maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!