resumo maquiavel

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália. Era um funcionário da segunda chancelaria de Florença, devido ao cargo, teve varias oportunidades de fazer viagens diplomáticas, onde pode conhecerdiversos personagens da época. Em 1512, o italiano foi exilado e tirado de suas funções pela família de Médici para conquistar a graça dos novos governantes, e retomar seu antigo posto, Maquiavel escreve“O príncipe” em dedicatória a Lourenço de Médici.
O autor também publicou diversas obras, sendo as mais conhecidas: ”A Mandrágora” ,”A Arte da Guerra” e “Comentário Sobre a Primeira Década de TitoLívio” .O livro trata-se de um manual para governantes, dividido em 26 capítulos , é uma orientação prática de politicas que devem ser tomadas para conquistas e/ou manutenções de poder..
Logo, no início dolivro, o autor descreve 3 tipos de principados: hereditários, os novos e os mistos, cujo cada um afetaria os modos de governar de um príncipe. No Principado hereditário onde o trono é passado para osucessor, o príncipe teria maiores chances no poder. Os novos principados é bem mais complicado,é quando um cidadão comum chega ao poder, e para isso ocorrer preferencialmente deve-se conhecer e fazerfavores pela comunidade .O misto é quando sua origem da- se a partir de Estados conquistados que são anexados a um Estado antigo.
Para se conseguir um principado era necessário ser possuidor de virtue fortuna - pelo exercício da virtu , o governante deve contar, para ter sucesso, sua própria capacidade de adaptação aos acontecimentos que o levaria ao poder. A ideia de fortuna representa àscircunstâncias, ao tempo presente e as necessidades do mesmo, a sorte da pessoa. O politico com virtu verá na fortuna possibilidade de construir uma estratégia afim de controla-la e alcançar seus objetivos.Quando um Príncipe toma um Estado, e logo de primeira tenta mudar os costumes da comunidade, corre o risco do mesmo sofrer conspirações e rebelioes vindas da comunidade. Uma vez o governante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo maquiavel
  • Resumo Maquiavel
  • Resumo De Maquiavel
  • RESUMO MAQUIAVEL
  • Resumo de maquiavel
  • Resumo maquiavel
  • Resumo Maquiavel
  • Resumo Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!