TatianaDeccachePacheco A2 FH

557 palavras 3 páginas
Tatiana Deccache Pacheco – Disciplina: Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação

Trajetória e Principais Obras de Alícia Fernandez

Nascida (1944) e formada na Argentina. Fernandez graduou-se em psicologia pela Universidade de Buenos Aires, onde teve a oportunidade de estudar com alguns dos pioneiros da psicanálise, Pichon Rivière e Bleger.
Ainda na Argentina, Fernandez se estudou Psicopedagogia na
Universidade de El Salvador. Após anos de estudos, ela começa a atuar com a população carente, como Orientadora Educacional.
Devido a sua grande influência no surgimento e desenvolvimento da
Psicopedagogia do Brasil, a autora desenvolve trabalhos diversos não só na
Argentina como em outros países, inclusive o Brasil, onde presta assessoria a atividades psicopedagogias para instituições educativas e de saúde, em diversos estados.
Atualmente trabalha como supervisora das atividades psicopedagógicas em numerosos hospitais públicos e privados da cidade de Buenos Aires. E desempenha papel fundamental na formação de psicopedagogos em toda a América
Latina e em Portugal.
É diretora da E.Psi.B.A – que originalmente se chamava Escuela
Psicopedagogica de Buenos Aires, depois do crescimento de sua abrangência passou a se chamar Espacio Psicopedagogico Brasil Argentina e atualmente, graças à sua expansão passou a ser o Espacio Brasileño-Argentino-Uruguayo.
É também uma das responsáveis da pesquisa e investigação "Fatores possibilitadores de aprendizagem na população com Necessidades Básicas
Insatisfeitas".
Como podemos ver até agora, Fernandez é de grande influência no desenvolvimento da Psicopedagogia de diversos países, incluindo o Brasil. E como tal, não deixaria de contribuir para o crescimento dessa área, através de muitos livros de sua autoria.
Podemos citar alguns livros da autora, tais como: “Os idiomas do
Aprendente”, “O Saber em jogo”, “A Inteligência Aprisionada” e “A Mulher escondida na professora” e “Psicopedagogia em Psicodrama – morando no
Brincar”.

Tatiana

Relacionados