resumo do texto fabrica de engenheiros

Páginas: 15 (3623 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
Atualmente contamos com uma vasta exploração de reservas esgotáveis de energia, que por sua vez são denominadas fontes convencionais de energia o que vem gerando uma grande preocupação para os anos seguintes. São fontes convencionais de energia, por exemplo, as usinas hidrelétricas e as termelétricas, os combustíveis fósseis, o gás natural e o GLP. Entretanto, muitas destas fontesproduzem efeitos desastrosos para a natureza, ou estão em vias de esgotamento. Isso significa que é necessário viabilizar novas fontes energéticas, já que o consumo de energia no mundo vem aumentando de forma alarmante. Além do mais não é possível assegurar a degradação do meio ambiente produzida por algumas fontes convencionais de geração de energia. Com isso surge a necessidade de se encontrarformas alternativas para a produção de energia, o que visa principalmente em priorizar os recursos renováveis para assim não desembocar no mesmo problema dos combustíveis fósseis, cujas reservas estão se esgotando e não há possibilidade de renovação. Dentre os vários tipos de produção de energia, destaca-se principalmente a produção alternativa de energia elétrica, este processo é denominado deenergia fotovoltaica, no qual se resume em captar a energia proveniente da luz solar e transforma-la em energia elétrica.
Este processo tem como principais características: produzir energia limpa (não gera resíduos), não é escassa e não depende de outros meios para a obtenção de energia, ou seja, é um sistema autônomo e uma de suas grandes vantagens é que não causa impactos ambientais se comparadocom outros sistemas convencionais de produção de energia.
A energia solar fotovoltaica pode ser obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio de uma processo fotoquímico, pode-se definir o termo Fotovoltaico como: foto=luz, voltaico=eletricidade. Tal conversão de energia é realizada através de células solares fotovoltaicas, na qual consistem de um material semicondutor,com a incidência de fótons em sua extremidade surge uma diferença de potencial elétrico.
Este processo por sua vez não depende exclusivamente do calor produzido pelo Sol, muito pelo contrario, o rendimento das células solares caem significativamente com o aumento de temperatura, isso implica que os fótons da luz solar transferem sua energia diretamente aos elétrons da celular solar sem a etapatérmica intermediaria. Como demonstrado pelo gráfico abaixo:




Figura - Variação de potência elétrica com a variação de temperatura de um modulo fotovoltaico.
Fonte: http://www.dyasolar.com.br/produtos-servicos.html


O Brasil é um dos países com mais abundancia em produção de energia elétrica a partir de células solares, devido a ampla radiação solar dispersa no território. Este processoainda é pouco difundido se comparado a outros meios de produção de energia elétrica principalmente devido ao seu custo que é considerado elevado. Porem o governo brasileiro tem promulgado leis e criado programas de incentivo para que empresários invistam em energias renováveis, principalmente a energia solar.

5 EFEITO FOTOVOLTAICO
O efeito fotovoltaico decorre da excitação dos elétrons dealguns materiais
na presença da luz solar (ou outras formas apropriadas de energia).
Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício, pois o mesmo pode assumir características semicondutoras eletricidade chamada de junção P-N, esta junção por sua vez é essencial paraa geração de uma ddp a partir da incidência de fótons sobre o material.
A eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as melhores células apresentam um índice de eficiência de 25%.
Ao incidir a luz sobre a célula fotovoltaica, os fótons que a integram chocam-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Texto Trabalho e Formação do Engenheiro
  • Resumo
  • Resenha Texto Engenheiros
  • Resumo Fabrica De Loucuras
  • O nascimento das fábricas
  • Resumo do filme fabrica dos sonhos
  • RESUMO FILME FABRICA DE LOUCURA
  • Fábrica de Loucuras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!