arquitetura contemporanea

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Arquitetura Contemporânea 
A arquitetura da atualidade está muito vinculada à arquitetura dos tempos do modernismo - que foi estabelecido por volta da segunda metade do século 19, com a Revolução Industrial - uma vez que foi a partir dessa época que se iniciou a utilização de recursos técnicos avançados e materiais novos e mais leves, como o aço. A principal característica do movimento modernoera a busca por uma radical ruptura com o passado, renovando e rejeitando toda a arquitetura anterior ao movimento – aquela que sustentava o uso de ornamentos, essa arquitetura adotava a chamada construção honesta, onde toda a estrutura ficava aparente, a forma seguia a função, permitindo a visão das vigas, pilares e estruturas de ferro combinadas com vidro. 
Já a arquitetura praticada nasúltimas décadas, e iniciada por volta dos anos 70, caracteriza-se, de uma forma geral, como uma reação à essas propostas da arquitetura moderna: ora os arquitetos atuais relêem os valores modernos e propõem novas tendências ,ora eles sugerem idéias radicalmente novas, procurando apresentar projetos que sejam anti-modernistas, conscientemente desrespeitando as intransigentes leis do modernismo. 
Sendoassim, a arquitetura contemporânea se caracteriza por apresentar diferentes possibilidades de classificação se compararmos com a arquitetura moderna, por isso pode-se considerar a existência de três correntes: as correntes derivadas da arquitetura moderna – onde se vê o uso de formas puras isoladas ou combinadas, as correntes lúdico formalistas – que se utiliza de formas orgânicas para mexer com oimaginário do observador, e finalmente as correntes que se aproximam do paradigma da sustentabilidade e da reutilização de alguns elementos do passado.
Dentre as diversas correntes da arquitetura contemporânea vale destacar as seguintes:
- Neo Racionalismo – derivada da Arquitetura Moderna; utiliza formas geométricas puras, usa a marcação de topo e base, severidade decorativa, conseguidas pelaexclusão de todo o ornamento, monumentalidade evidente das construções e espaços projetados.
- High Tech - derivada da Arquitetura Moderna; caracteriza-se pelo emprego de materiais de tecnologia avançada, remetendo ao futuro, e deixando as complexas estruturas construtivas propositadamente à vista
- Estruturalismo – derivada da Arquitetura Moderna; essa arquitetura é representada pela conexão devários elementos geométricos de formas e tamanhos diferentes, arranjados de acordo com a função e organizadas de forma hierárquica.
- Neo Organicismo – derivada da Arquitetura Moderna; assim como no movimento moderno, é indiferente ao entorno. Possui formas orgânicas que fazem referência à natureza utilizando principalmente estruturas metálicas.
- Desconstrutivismo – derivada da correntelúdico–formalista; distingue-se pelas formas não-retilíneas que servem para distorcer e deslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, geralmente são edifícios escultóricos caóticos e imprevisíveis.
- Lúdica – derivada da corrente lúdico–formalista; se propõe a brincar com o observador de forma fantasiosa e infantil, muitas vezes proporcionando um resultado infeliz. 
- Empirismo - relacionada aoparadigma da sustentabilidade - utiliza a experiência da comunidade usuária na participação dos usuários projeto, faz referência à cultura, às técnicas, aos materiais e aos elementos arquitetônicos da região.
- Regionalismo - relacionada ao paradigma da sustentabilidade - procura absorver o “espírito do lugar”, buscando uma identidade. O edifício se identifica com o entorno por isso usuário seidentifica com a obra. E também faz referências a cultura local, as técnicas, aos materiais e aos elementos arquitetônicos.
- Revitalização - relacionada ao paradigma da sustentabilidade – busca a recuperação de obras danificadas, preservando o exterior com pequenas alterações e modificando o interior se necessário.
- Arquitetura Sustentável - relacionada ao paradigma da sustentabilidade -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquitetura contemporanea
  • A arquitetura contemporânea
  • Arquitetura Contemporânea
  • Arquitetura Contemporânea
  • arquitetura contemporanea
  • A arquitetura contemporanea
  • Arquitetura Contemporanea
  • Arquitetura Contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!