Resumo do texto: Educação popular nos serviços de saúde

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Até o início da década de 1970 a assistência à saúde existente no Brasil praticamente era resumida à medicina curativa. A medicina preventiva e a educação em saúde eram atividades realizadas por órgãos ou por pessoas isoladas sem maiores recursos.
Diante da ameaça de quebra da estabilidade social, o estado brasileiro é obrigado a preocupar-se mais com os problemas de saúde, educação,habitação e saneamento, mas como levar a assistência médica a parcelas crescentes da população cada vez mais exigentes de seus direitos à saúde sem aumentar muito as despesas financeiras, Visto que havia uma crise econômica que já se iniciava no país?
A medicina curativa praticada nos hospitais, ambulatórios e consultórios possuía um custo muito alto, sendo então necessário ummodelo alternativo de assistência medica. O modelo de medicina comunitária, na medida em que pregava a utilização de técnicas simplificadas, de baixo custo e com a participação da população, era bem mais barata. Além disso, a valorização de ações preventivas e de alcance coletivo, ao invés das ações unicamente individuais da medicina curativa, aumentava a sua eficiência.
Descontes comas práticas médicas especializadas, tecnificada e comercializada exercida nos hospitais e clínicas privadas médicos, enfermeiros entre outros profissionais da área da saúde passaram a buscar na medicina comunitária um espaço para a construção de uma medicina mais adequada às classes populares.
Nas várias experiências de medicina comunitária em andamento existem ao mesmo tempoelementos de conscientização e alienação, de libertação e criação de dependência, de tapeação e esclarecimento, as experiências alternativas de medicina comunitária são importantes na medida em que servem de referência para quem busca caminhar no mesmo sentido. Acredita ser a classe trabalhadora organizada a grande agente de melhoria nas condições de saúde.
O modelo de medicina comunitáriaincorporado nestes serviços é o resultado do aperfeiçoamento das técnicas administrativas e planejamento em saúde conseguido a partir da incorporação de criticas ao modelo médico tradicional, de sérios estudos acadêmicos e da análise de variadas experiências levada em múltiplos países.
O significado dos vários serviços de atenção primária à saúde está na conquista popular respondidade forma esvaziada e tecnificada pelo estado, vem sendo ainda modificada em cada lugar por várias outras forças políticas. Desta forma a análise do significado de um determinado centro ou posto de saúde vai depender do estudo de quais forças políticas foram dominantes na sua estruturação. Para esquematizar esta heterogeneidade das práticas do serviço de saúde na atenção primária podemos dividi-losem três padrões básicos:
-O padrão clientelista, onde os serviços de saúde são antes de tudo um lugar de se conseguir votos nas próximas eleições.
- O padrão tecnicista, onde a atenção à saúde fica reduzida à implementação de uma série de tarefas técnicas bem delimitadas, padronizadas e com suas etapas já predeterminadas.
-O padrão comprometido com os trabalhadores, que são os serviçosestruturados a partir da pressão dos movimentos populares locais e de técnicos que buscam uma medicina ampliada que seja capaz de enfrentar o caráter global e complexo dos problemas de saúde das classes populares.
Nos serviços de atenção primária a saúde onde os problemas de saúde do trabalhador são tratados segundo a lógica dominante do capitalismo o atendimento medico prestado continuousendo realizado de acordo com o modelo tradicional, ou seja, voltado apenas para os aspectos Biológicos das doenças sem considerar os aspectos sociais. A medicina tradicional e realizada porcamente em suas consultas de cinco minutos, em grande maioria por profissionais desmotivados onde para cada sintoma das doenças se aconselha o consumo de um medicamento produzido pelas multinacionais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto: Educação popular nos serviços de saúde
  • EDUCAÇÃO POPULAR E SERVIÇO SOCIAL
  • Educação Popular em saúde
  • educaçao nutricional em serviços de saude
  • Politica Nacional De Educacao Popular Em Saude
  • Resumo do texto propõe-se a participação popular
  • Resumo de Texto Filosofia da Educação
  • Resumo do texto Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!