quiimica

Páginas: 3 (723 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
As ligações covalentes que formam as moléculas são realizadas por meio do compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais. Existem moléculas que são bemsimples, sendo formadas apenas por dois átomos. Mas existem também moléculas formadas por ligações entre vários e vários átomos.
Cada par compartilhado corresponde a uma ligação química. Para indicarquantas ligações covalentes existem, qual o número e os tipos de átomos que compõem determinada molécula, usam-se representações por meio de fórmulas químicas.
São três as principais fórmulas químicasusadas para representar os compostos covalentes: fórmula molecular, fórmula eletrônica ou de Lewis e fórmula estrutural plana. Veja cada uma:
Fórmula molecular: É a mais simples das três e, de formaresumida, ela indica quais os elementos químicos realizam a ligação, por meio de seus símbolos, e quantos átomos de cada elemento formam uma molécula, por meio de índices (números subscritos do ladodireito do símbolo do elemento).
Por exemplo, uma molécula de água é formada por duas ligações entre dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Assim, a sua fórmula molecular é dada por: H2O.  Para saber determinar a fórmula molecular de um composto covalente e as demais fórmulas químicas que serão explicadas mais a frente neste texto é preciso primeiro saber a família ou grupo na TabelaPeriódica a que o elemento pertence. Baseado nisso, é possível saber quantos elétrons ele possui na sua camada de valência (última camada eletrônica) e, consequentemente, quantas ligações ele terá defazer.
A teoria do octeto diz que um elemento químico precisa ter 8 elétrons ou 2 elétrons (no caso dos átomos que só possuem uma camada eletrônica, como o hidrogênio) para ficarem estáveis.
Para vocêentender, peguemos novamente o caso da água. O oxigênio é da família 16 ou 6 A, isso significa que ele possui 6 elétrons em sua última camada e que ele precisa de mais dois elétrons para ficar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quiimica
  • quiimica
  • QUIimica organica
  • Reacoes quiimica
  • REsolução de Quiímica
  • Reações quíimicas no cotidiano
  • Blibliografia para praticas de quiimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!