resumo do livro sírio -GALP

1560 palavras 7 páginas
RESUMO DE: Porque não ensinar gramática na escola

O papel da escola é ensina a língua padrão, e não aprender ou aprender e não usar o dialeto padrão tem a ver em grande parte comum valores sociais predominantes e com estratégias escolares.
Possenti apresenta duas justificativas, primeira, o menos favorecido tem muito a ganhar, pois aumentaria as capacidades de escrita e interpretação textual, servindo, assim a suas ideologias e demais funções e a segunda justificativa é a capacidade cognitiva que todos têm para o aprendizado.
A escola teria como instrumento para esse aprendizado, incentivar alunos a produzir e ler variados tipos de textos, pois através da produção e leitura textual constante é que esse aluno conseguiria atingir patamares essenciais para seu desenvolvimento intelectual.
Digamos que para a melhoria do ensino é necessário uma revolução, uma mudança na concepção de língua, perceber a diferença entre falar e escrever. A maioria dos atuais liguistas aceita que o falar é fundamental e que a linguagem escrita é secundária e derivada, pois, as linguagens escritas resultam da transferência da fala para um meio secundário, ou seja, visual. Saber distinguir os processos de aprendizagem é tarefa fundamental para um professor de línguas, para não cair na didática tradicional explorando apenas reflexos condicionados não dando chances para a criatividade e evolução do aluno
Em relação somente ao campo do conhecimento, esse ser humano aprende e reconhece a língua com muito mais facilidade do que possamos compreender, Possenti diz “A língua não se aprende por exercícios, mas por próprias significativas”. Citando como exemplo uma criança, por volta de dois a três anos, que aprende basicamente através da experiência, pode se dizer então, que o processo para a aquisição do conhecimento muitas vezes não depende apenas de questões de repetição, e sim, de hipóteses, comparações e deduções, que se utiliza da criatividade. Quando se fala de linguagem, não

Relacionados

  • A imprensa portuguesa e a identificação das fontes de informação
    9750 palavras | 39 páginas