Resumo do Livro Escola e Democracia

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014
Resumo do livro “Escola e Democracia”
Na primeira parte do livro temos o diagnóstico das principais teorias pedagógicas chamadas de “teorias não-críticas” e “teorias crítico-reprodutivistas da educação.Sendo elas: Pedagogia Tradicional,Escola Nova e Pedagogia Tecnicista.Mostra as contribuições e os limites de cada uma delas.
Teorias Crítico-Reprodutivistas.São elas:Teoria do Sistema de Ensinocomo Violência Simbólica;Teoria da Escola como aparelho Ideológico de Estado;Teoria da Escola Dualista.
Essas teorias consideram a Educação como um instrumento da classe dominante. Reproduzem o modelo capitalista vigente.Elas não contêm uma proposta pedagógica.
Na segunda parte temos referência à Teoria da Curvatura da Vara de Lênin “Quando a vara está torta, ela fica curva de um lado e se vocêquiser endireitá-la, não basta colocá-la na posição correta.É preciso curvá-la para o lado oposto”, referindo-se à política interna da escola a partir de três teses:Tese Filosófica-Histórica, do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter da pedagogia da existência;Tese pedagógico-Metodológica; Tese Política
Com estas teses o autor nos propõe uma reflexão sobre a história dohomem e a influência desta na educação; as mudanças sociais e as lutas de classes trazidas com o capitalismo e seus reflexos na educação.
O autor questiona a Escola Nova, mostra as suas debilidades,que em vez da educação ser um instrumento para as escolhas do homem livre,democrático, cidadão e autônomo ela acaba se tornando mais uma ferramenta de manipulação e de homogeneização do pensamento críticoda sociedade.
Na última parte do livro o autor conclui retificando a relação entre a educação e a sociedade. Mostra a responsabilidade do professor em transformar cada indivíduo na sala de aula em cidadãos críticos e reflexivos.



A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE
A nossa sociedade passou por diversas mudanças ao longo dos tempos o que influenciou substancialmente a nossa educação.
Desde a EscolaTradicional até os dias de hoje com métodos e teorias pedagógicas “revolucionárias” não encontramos ainda um método ,um modelo adequado para que a educação possa ser igual para todos.
Para entendermos a educação hoje precisamos passar por alguns momentos históricos, mudanças na sociedade e na educação para podermos refletir sobre este tema que causa tantas polêmicas.
A escola tradicional apesarde tantos problemas encontrados com ela ainda no séc.XXI algumas escolas utilizam seus métodos. A Escola Nova tentou romper com padrões da época mas continuou a atender à classe dominante deixando um abismo muito grande entre a elite e a classe mais pobre da sociedade.
Alguns pensadores, pedagogos tentaram mudar como Freinet na França e o “Movimento Paulo Freire de Educação” no Brasil surgemtentativas de uma “Escola Nova Popular”.Esses movimentos foram “abafados” pela ditadura militar e só voltaram a atuar no final da década de 80 e início da década de 90.
Dermeval Saviani nos propõe uma “pedagogia revolucionária” onde centra-se,pois, na igualdade essencial entre os homens. Ela é crítica, situa-se além das pedagogias da essência e da existência. As mudanças seriam evidentes onde ométodo deriva de uma concepção que articula educação e sociedade e parte da consideração de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos.Chamou-se de Pedagogia Histórico-Crítica.
Esta teoria foi dividida em 5 passos:
Primeiro passo:
O primeiro contato que o aluno mantém com o conteúdo trabalhado pelo professor. O aluno tem o conhecimento através do senso comum, daforma empírica, onde tudo de certa forma, aparece como natural,ou seja, sincrética. Nesta fase, o professor deve, então posicionar-se em relação à mesma realidade de maneira mais clara, ao mesmo tempo, com uma visão mais sintética. Assim o processo pedagógico é conduzido com maior segurança e as atividades planejadas antecipadamente.Através do diálogo entre professores e alunos o tema a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DO LIVRO “ESCOLA E DEMOCRACIA”
  • Resumo do livro escola e democracia
  • Resumo do livro Escola e Democracia
  • Resumo do livro escola e democracia
  • Resumo do livro "Escola e Democracia"
  • RESUMO DO LIVRO: ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO
  • Resenha do livro Escola e democracia
  • resenha do livro escola e democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!