resumo do livro "ESCOLA E DEMOCRACIA"

Páginas: 6 (1331 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Resumo

Pode-se dizer que, no que se refere a questão da marginalidade, as teorias educacionais podem ser classificadas em três grupos: teorias não-críticas, teorias críticos - reprodutivistas e teorias críticas.
São três as pedagogias ou escolas que contemplam as teorias não críticas: Pedagodia tradicional; Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
Num segundo momento do livro, Saviani fazreferência á teoria da curvatura da vara, a partir das considerações e das idéias dominantes nos meios educacionais de que a pedagogia nova prevaleceria sobre a tradicional por ser aquela cheia de virtudes e esta cheia de vícios Saviani tentou justificar a teoria da pedagogia histórico crítica forçando a argumentação para o outro lado, ou seja, para o lado da pedagogia tradicional. Segundo estateoria quando uma vara esta torta, não basta coloca-la numa posição correta para endireita-la. É preciso curva-la para o lado oposto.
Ao analisar as contradições evidenciadas pela escola Nova Saviani tentou por meio de três teses desmistificar o caráter progressista que esta corrente de pensamento, já convertida em senso comum, pregava para a prática pedagógica.
1 – Tese filosófica – histórica
2 –Tese pedagógico
3 – Especificamente política, preocupa-se em demonstrar que quanto menos se falou em democracia no interior da escola, menos ela foi democrática.
Com a apresentação da pedagogia histórico crítica Saviani almeja encontrar o ponto correto da vara, ou seja, o ponto que não está curvo para o lado da pedagogia nova, mas que também não está curvo para o lado da pedagogia tradicional.Está justamente nas teorias e métodos que valorizem e fundamentem a prática educativa, no sentido de favorecer as transformações sociais.



Educação Transformadora

Falar em educação é falar em transformação, mas nem sempre foi assim se analisaremos então algumas teorias:
Na teoria da Es¬cola Tradicional, a ênfase recai na transmissão do co¬nhecimento que deve ser rigorosamente lógico,sistema¬tizado e ordenado, expressando “verdades” que pairam sobre a sociedade e os indivíduos. O importante é aprender a cultura acumulada pela humanidade. Na teoria da Escola Nova a ênfase está na redescoberta do conhecimento a partir da atividade do aluno. A tônica recai na maneira pela qual o aluno aprende os conteú¬dos, ou seja: o processo. Na teoria da Escola Tecnicista a ênfase desloca-se paraa obtenção de informações es¬pecíficas e objetivas, cientificamente ordenadas, tendo em vista a produtividade. O importante é o bom desem¬penho no trabalho, em testes ou exames. Para Saviani essas teorias são não – críticas ou seja não consideram os problemas e a estrutura social como influenciadores da educação. Estas teorias encaram a educação como autônoma e buscam compreendê-la a apartir damesma.
O ensino formal discrimina contra as pessoas de origem social mais humilde, e não permite, de fato, nenhuma mobilidade social. As pessoas mais pobres têm mais dificuldade de ir à escola e aprender os conteúdos dos cursos, que são vasados em linguagem e cultura das classes mais favorecidas. Ao final dos estudos, os filhos de classes sociais mais favorecidas continuam nas melhores posições,e os das classes menos favorecidas, nas piores.
Muito pouco do que é ensinado nas escolas realmente serve para alguma coisa. A maioria dos conteúdos transmitidos, em todos os níveis, são conhecimentos fragmentados e estéreis, sem ligação com a vida real das crianças e dos adultos. O processo educacional, ao invés de ser formativo, se transforma na maioria das vezes em um ritual burocrático dememorização e repetição de informações inúteis, que penaliza as pessoas mais criativas e não conformistas.
A imposição de conteúdos homogêneos a todo o sistema de ensino, principalmente no ensino da língua, leva à destruição da variedade lingüística e cultural do país, intensificando a hierarquia e a discriminação entre campo e cidade, ricos e pobres, centro e periferia.
A teoria crítica é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro Escola e Democracia
  • RESUMO DO LIVRO “ESCOLA E DEMOCRACIA”
  • Resumo do livro escola e democracia
  • Resumo do livro Escola e Democracia
  • Resumo do livro escola e democracia
  • Resumo do livro "Escola e Democracia"
  • RESUMO DO LIVRO: ESCOLA E DEMOCRACIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO
  • Resenha do livro Escola e democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!