Resumo de "O Mestre Ignorante" - RANCIÉRE, Jacques

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
Resumo da obra:
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
O Mestre Ignorante, obra do filósofoJacques Rancière, trata-se de uma obra de cunho filosófico educacional, que tem como objetivo abrir a mente das pessoas para que elas entendam que perante a questão intelectual, todo o ser humano possui amesma capacidade. O livro trás como argumento principal a questão: “Para que o mestre ensina? ”.
A narrativa conta a história de Joseph Jacotot, professor francês que é convidado a dar aulas para umaturma de holandeses, porém Jacotot não falava holandês, e seus alunos holandeses não falavam francês. Por conta disso decidiu adotar um método diferente do método tradicional, emancipou seus alunosforçando-os a utilizarem sua própria inteligência, para isso fez com que seus alunos estudassem o Telêmaco. A partir deste momento Jacotot passa a tratar o princípio da explicação (método tradicional),como o princípio do embrutecimento, por crer que por meio da explicação o aluno obtém um conhecimento fragmentado, já quando emancipado, o aluno detém maior desempenho utilizando sua própriainteligência para adquirir conhecimento a respeito de determinado assunto, a partir de que os alunos passaram a obter conhecimento por si próprios com a utilização do Telêmaco, conseguiram a conjugar frases,relacionar palavras e compreender um pouco do francês, que fora se aperfeiçoando entre eles com o passar do tempo, sem que a matéria precisasse lhes ser explicada pelo mestre, Jacotot passa então arefletir, levantando questões sobre a explicação, tratando-a como inútil, Joseph denomina então o método por ele criado como o princípio da emancipação, determinando que qualquer assunto, até mesmodesconhecido pode ser ensinado, contanto que o aluno seja emancipado e estimulado a desenvolver sua própria inteligência.
“A explicação não é necessária para socorrer uma incapacidade de compreender.”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha "O mestre Ignorante" Jacques Rancière
  • Resumo: O Desententimento
  • O Mestre Ignorante
  • O Mestre Ignorante
  • O mestre ignorante
  • O mestre ignorante
  • Mestre ignorante
  • Jacques ranciere-trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!