Modelo Novos Paradigmas

Páginas: 16 (3774 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
Novos Paradigmas

Sumário

1 Introdução4
2 Organização do Trabalho 5
3 Evolução do Processo Produtivo5
4 Taylorismo e o Fordismo8
5 NovosParadigmas............................................................................................................. 10
6 Considerações Finais......................................................................................................... 12
7Bibliografia........................................................................................................................13

Paradigmas da Organização do Trabalho em Finais do Século XX

Resumo: O mundo globalizado encontra-se em constante processo detransformação, o que exige das organizações rapidez e flexibilidade para se adaptar às mudanças. Diante da alta complexidade atingida pelosprocessos produtivos em nossos dias, o presente estudo teve o objetivo de trazer à tona as principais contribuições teóricas, legadas pelos estudiosos do século XX, para a compreensão das novas questões que se colocam no mundo do trabalho. Com este propósito, depois de mostrar, em linhas gerais, a evolução dos processos de produção econômica, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais,este trabalho analisa os principais aspectos do taylorismo e fordismo e, por fim, os novos paradigmas construídos em finais do século passado. Nas discussões, pôde-se observar que esses novos paradigmas – taylorismo, fordismo, mesmo quando trata dos aspectos sociais da produção, para além dos aspectos técnicos, não tocam numa questão de fundo que, a nosso ver, está relacionada com o aspectoeconômico e com o aspecto humano do trabalho, ou seja é um fator que influi não só na produtividade da organização, mas também na realização humana.

1 Introdução

O processo de globalização que o mundo está atravessando sujeita empresas e trabalhadores a promoverem ágeis e constantes adaptações. A capacidade de trabalhar em equipe torna-se um dos requisitos exigidos pelas organizações. A competição e oindividualismo dão lugar a posturas mais cooperativas, responsáveis e participativas.
Tais movimentos refletem nas exigências para contratação de novos colaboradores. Por conseguinte, os trabalhadores passam a preocupar-se em desenvolver a competência para o trabalho em equipe, uma vez que esta pode lhes proporcionar maisoportunidades de acesso ao mercado de trabalho.
A alta complexidade que osprocessos produtivos atingiram em nossos dias – economia globalizada, desemprego acentuado, necessidades de mão-de-obra cada vez mais qualificada, etc. – o presente estudo tem o objetivo de trazer à tona as principais contribuições teóricas, legadas pelo século XIX, para a compreensão das novas questões que, na atualidade, se colocam em desafio à consciência cognoscente. 
Num primeiro momento,por meio de pesquisa bibliográfica, se fará uma breve análise, ainda que descritiva, da evolução do processo de produção econômica e, num segundo momento, com o intuito de absorver contribuições teórico-metodológicas de outros estudiosos, serão analisados os principais aspectos do taylorismo e fordismo – enquanto teorias da administração científica – e, por fim, os novos paradigmas construídos emfinais do século passado.

PARADIGMAS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM FINAIS DO SÉCULO XX

2 Organização do Trabalho

O artesanato a primeira forma de organização da atividade produtiva, na qual o artesão, sendo o proprietário dos meios de produção, determina tanto a concepção do trabalho como a sua execução. Entretanto, com o tempo, o artesanato passa por várias transformações e o trabalhador perdegradativamente a sua autonomia diante do processo produtivo, até então solitário. 
No final do século XIX, com a Revolução Industrial plenamente difundida nos países centrais da Europa, começam a surgir redefinições na organização do trabalho, impulsionadas pelas máquinas que levariam a enormes ganhos de produtividade. Surge, então, como decorrência do desenvolvimento industrial, a Teoriada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O novo paradigma da comunicação paradigma, o que é isto?
  • Novo paradigma
  • Novo paradigma
  • Paradigmas tradicionais x novos paradigmas paradigmas
  • Estratégias em um Novo Paradigma Globalizado
  • Novos paradigmas do ensino da matemática
  • Globalização novo paradigma
  • Historicidade crítica novos paradigmas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!