SOLUCAO TAMPAO

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
INTRODUÇÃO
O conceito de pH de uma solução está relacionado ao logaritmo negativo de sua concentração hidrogeniônica, e expressa seu caráter ácido ou básico (soluções ácidas são aquelas em que seupH está abaixo de sete, soluções básicas são aquelas onde o pH está acima de sete, sendo que a água pura apresenta pH equivalente a sete. Algumas substâncias agem na química de forma que impedem avariação ampla de pH de uma solução, ou seja, adicionando-se ácido ou base à solução, sob certas condições, esta permanecerá com o seu pH inalterado. Tais soluções recebem o nome de soluções tampão.Assim, soluções tampão são aquelas que atenuam a sua variação de pH, o qual mantem-se aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases.
Uma solução tampãopode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de base forte), ou então por uma base fraca e por um ácido formado pelareação desta base com um ácido forte (sal de ácido forte). A preparação desta solução, de natureza tamponante, pode ser realizada apenas pela dissolução dos produtos em água.
Qualquer solução aquosatem um determinado valor de pH. Não só a água tem capacidade de se ionizar: muitas substâncias ionizam-se em solução aquosa. Como tal, também podem ser divididas em ácidos, se provocam o abaixamento depH da solução, e bases, se aumentam o pH.
Neste contexto, um ácido pode ser definido simplesmente como uma substância que doa prótons, enquanto uma base é uma aceitadora de prótons. Um ácido queperde os seus prótons torna-se numa base, enquanto uma base que ganha prótons passa a ser por definição um ácido. Tais pares são denominados pares conjugados ácido/base.
Um exemplo comum de ácido fraco éo ácido acético, CH3COOH, que se ioniza a ânion acetato e doa um próton nesse processo:
CH3COOH  H+ + CH3COO-
cuja respectiva constante de acidez é então definida por:

Neste caso, é o grupo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solução Tampão
  • solução tampão
  • solução tampão
  • Solução tampão
  • solução tampão
  • Solução Tampão
  • Solução Tampão
  • solução tampão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!