Resumo de Arquitetura Paleocristã

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Arquitetura Paleocristã
O cristianismo surge em um momento em que Roma era a senhora do mundo e todo o império era submisso ao imperador. A religião - o politeísmo clássico - fazia parte dessasimposições, sendo obrigatório o culto aos deuses do Panteão. Nas cidades, o Imperador e os Deuses eram adorados por igual. Sendo assim, o culto cristão era ilegal, considerado crime. Portanto, osprimeiros cristãos exerciam sua fé em ambientes escondidos.
A arquitetura paleocristã é, portanto, bastante simples: os cultos cristãos primitivos eram realizados em catacumbas subterrâneas em Roma. Eramambientes compactos, com câmaras e corredores, tetos sustentados por pilares e arcos simples. As paredes recebiam adornos também singelos: pinturas simples, geralmente simbólicas, ou retratos deCristo, Santos e passagens bíblicas.
As catacumbas e cristãos foram construídas, provavelmente, devido à crença que se tinha em uma segunda vida de Cristo, na qual ele viria, de acordo com o Apocalipsede São João, a julgar todos os mortos, motivo este pelo qual os corpos não eram queimados, e sim, sepultados. O espaço para sepultamento dos mortos era pequeno. Os mártires, entretanto, eramsepultados em espaços maiores, que recebiam decoração artística paleocristã.

Catacumbas da Via Latina. Roma, século IV.
Fonte: http://www.artehistoria.jcyl.es/v2/obras/27267.htm

Catacumba de Priscilla.Roma, séc. III. Fonte: http://lealuciaarte.blogspot.com.br/2013/01/arte-crista-primitiva.htmlNa decoração das catacumbas, era frequente o uso de motivos simbólicos. A cruz simbolizava o sacrifício de Cristo; a palma, o martírio; a âncora, a salvação; e o peixe, o próprio Senhor,representando a última seia e a água utilizada para o batismo cristão. Além disso, a palavra grega para peixe, ichtys, tornou-se sigla para "Iesous Christos, Theou Yios, Soter", que significa “Jesus Cristo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura Paleocristã
  • Arquitetura Paleocristã
  • Arquitetura Paleocristã
  • Resumo de arquitetura
  • Resumo: "O que é Arquitetura"
  • Resumo "O que é arquitetura"
  • resumo de arquitetura
  • Resumo do doc. Arquitetura da Destruição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!