Revolta da vacina

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Revolta da vacina
O fato:
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentosentre populares e forças do governo (policiais e militares).
O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco dedoenças como febre amarela , varíola, tuberculose e peste. Os navios estrangeiros faziam questão de anunciar que não parariam no porto carioca e os imigrantes recém-chegados da Europa morriam àsdezenas de doenças infecciosas.?
Ao mesmo tempo, iniciava-se o programa de saneamento de Oswaldo Cruz. Para combater a peste, ele criou brigadas sanitárias que cruzavam a cidade espalhando raticidas,mandando remover o lixo e comprando ratos. Em seguida o alvo foram os mosquitos transmissores da febre amarela.?
Finalmente, restava o combate à varíola. Autoritariamente, foi instituída a lei devacinação obrigatória. A população, humilhada pelo poder público autoritário e violento, não acreditava na eficácia da vacina. Os pais de família rejeitavam a exposição das partes do corpo a agentessanitários do governo.?
A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.?
Avacinação obrigatória foi o estopim para que o povo, já profundamente insatisfeito com o “bota-abaixo” e insuflado pela imprensa, se revoltasse. Durante uma semana, enfrentou as forças da polícia e doexército até ser reprimido com violência. O episódio transformou, no período de 10 a 16 de novembro de 1904, a recém reconstruída cidade do Rio de Janeiro numa praça de guerra, onde foram erguidasbarricadas e ocorreram confrontos generalizados.
Sendo assim o governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória e decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolta da Vacina
  • A revolta da Vacina
  • a revolta da vacina
  • Revolta da vacina
  • Revolta da vacina
  • Revolta Da Vacina
  • A Revolta da Vacina
  • Revolta da Vacina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!