Arte Bizantina

Páginas: 17 (4186 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
SUMÁRIO






PÁGINA

RESUMO 4


1 INTRODUÇÃO 5
2 UMA BREVE LINHA DO TEMPO 6
3 RELIGIÃO 7
4 GOVERNO 8
4.1 REINADO DE CONSTANTINO 8
4.2 REINADO DE JUSTINIANO 8
4.3 SOCIEDADE BIZANTINA 8
4.4 CRISE E TOMADA DE CONSTANTINOPLA 8
5 CONTEXTO NA ARTE 9
6 PINTURA 11
7ARQUITETURA 12
7.1 A BASÍLICA DE HAGIA SOPHIA 13
7.1.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EDIFÍCIO 14
8 ESCULTURA 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERENCIAS 17

ANEXOS 18

























RESUMO

A arte Bizantina ou Paleocristã foi inteiramente influenciada pela religião cristã imposta pelo Imperador Constantino em seuimpério com capital na cidade Bizâncio, a fim de valorizar seu poder perante o Império e agradar a todos os outros fiéis por incluir cultos e rituais de outros grupos religiosos no cristianismo. Assim, a arte tinha a função de educar, espalhar a fé e também de impor a grandeza do Imperador ao povo. O objetivo desse estudo é melhor entender um pouco da história, os tipos de arte desse período esuas influências. Serão estudados o governo, a religião, acontecimentos, influências, arquitetura, mosaicos, pinturas, e esculturas representantes da arte Bizantina.

Palavras-chave: Arte Bizantina. Paleocristã. História da Arte.

1 INTRODUÇÃO

No século IV, devido à crise no Império Romano, o imperador Constantino transferiu a capital do seu império para uma cidade do Oriente chamadaBizâncio, que mais tarde passou a ser chamada de Constantinopla. Essa nova capital era próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, a Europa à Ásia, um verdadeiro entreposto comercial entre o Ocidente e o Oriente.
Para manter a unidade entre os diversos povos que residiam em Bizâncio, Constantino oficializou a religião cristã tendo o cuidado de enfatizar nele aspectos comorituais e imagens dos demais grupos religiosos para legitimar o poder do imperador assim como a centralização do Estado. O cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos e podia ser observado nas diferentes manifestações artísticas da época.


2 UMA BREVE LINHA DO TEMPO

O Imperador Constantino concedeu aos cristãos, em 313 d.C., a liberdade de culto e sua proteção oficial;
Noano de 330 d.C. foi fundada Constantinopla;
A partir de 395 d.C., o Império Romano foi dividido em dois – o do Ocidente, englobando a Itália, a Gália, a Espanha, a África do Norte, no qual o latim era a língua oficial, e o do Oriente, abrangendo o Egito, a Palestina, a Ásia Menor, a Grécia e a Macedônia, região em que se falava o grego;
Nos dois impérios, a partir de 380 d.C., o Cristianismotornou-se religião de Estado;
No Império do Oriente surge a arte bizantina, eminentemente cristã. Por sua localização geográfica, ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Essa mescla de formas gerou um estilo novo, rico e colorido.
Império Romano do Ocidente: a capital Roma, foi tomada pelos bárbaros completamente em 476 d.C - início da Idade Média.
Oimpério Bizantino teve suas manifestações no ápice, no governo do Imperador Justiniano, reinado entre os anos de 527 a 565 d.C.
Foi no governo de Justiniano que as obras bizantinas eram mais amadurecidas pela arte e após a sua morte, em 565 d.C., as dificuldades para manter o império unido eram nítidas. Ele permaneceu até o fim da Idade Média, com a tomada dos turcos, na invasão de Constantinopla,a capital.
Império Romano do Oriente: manteve-se até 1453 d.C. com a tomada dos turcos da capital Constantinopla dando início à Idade Moderna.

3 RELIGIÃO
A religião bizantina foi constituída por uma grande diversidade de culturas, como a dos gregos, romanos e povos do oriente. O cristianismo ocupava um grande destaque na vida dos bizantinos, sendo muito importante para a manutenção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • A arte bizantina
  • Arte Bizantina
  • A arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • Arte bizantina
  • Arte Bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!