Resumo cerebro emocional

Páginas: 58 (14459 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
1. Introdução
 O livro Cérebro Emocional foi escrito pelo cientista Joseph LeDoux,  estudioso dos mecanismos cerebrais da emoção desde a década de 70. Realizou seu  doutorado na State University de Nova Iorque, em Stony Brook, na Nova Inglaterra, sob a  orientação do professor Mike Gazzaniga.
Este livro apresenta as concepções do autor em relação a origem  cerebral das emoções, onde suaatenção reside em explicar a maneira como o cérebro  detecta e reage a estímulos que despertam as emoções, como se dá o aprendizado  emocional e como se formam as lembranças emocionais e, de que maneira aspectos  inconscientes da mente dão origem a emoções conscientes.
Para mostrar os resultados de suas experiências e suas conclusões, o  autor apresenta nos primeiros capítulos um retrospecto de estudosrealizados, desde o  século passado, que são importantes para o entendimento atual do funcionamento do  cérebro: raciocínio, memória, consciência e outros estudos realizados sobre como se  dá o processamento das emoções no cérebro.
Em todo o texto do livro o autor apresenta os conceitos e suas  conclusões de maneira clara e objetiva, o que torna o livro, embora bastante extenso, uma  leituraagradável e interessante. Além disso, a síntese que o autor apresenta sobre os  outros estudos realizados a cerca do cérebro nos permite não apenas conhecer os  mecanismos das emoções no cérebro, mas também o funcionamento do cérebro como um  todo.
Para apresentarmos uma síntese do livro e do nosso entendimento sobre  o mesmo, optamos em usar a mesma organização do autor, ou seja, por capítulos. Desta maneira, o leitor encontrará em cada um dos capítulos a seguir um resumo comentado do  respectivo capítulo do autor.
2. Resumo dos capítulos do livro
 
Capítulo 1: O que o amor tem a ver com isso?
 
Porque estudar as emoções?
Neste capítulo o autor coloca que o livro destina-se a entender um pouco mais do funcionamento das emoções através do estudo do cérebro. Estudar as emoções nosajudaria a entender diversos fatores relacionados a ela, tais como:
Por que consideramos alguns estados mentais como emoções e outros não?
De que maneira as emoções atuam em outros aspectos da nossa vida mental, moldando  percepções, lembranças, sonhos e pensamentos?
Porque tantas vezes não conseguimos compreender nossas emoções?
Nós controlamos nossas emoções ou são elas que nos controlam?
Animais(que não seres humanos) possuem emoções?
É possível ter reações e lembranças emocionais inconscientes?
As memórias emocionais são permanentes?
 
Porque estudar as emoções através do funcionamento do cérebro?
Para o seu estudo das emoções, o autor considera as emoções como funções biológicas do sistemas nervoso. Ele crê que estudando como as emoções se processam no cérebro pode ajudar-nos aentendê-las. Esse estudo do funcionamento do cérebro é muito diferente dos estudos das emoções do ponto de vista psicológico, onde os mecanismos cerebrais relacionados são desconsiderados. O autor considera a investigação psicológica valiosa, mas considera que o estudo das emoções como função do cérebro é bem mais eficaz.
Isto porque a ciência faz uso da manipulação de algumas variáveis e controlede outras. O cérebro constitui uma inestimável fonte de variáveis passíveis de manipulação. Além disso, estudando a emoção através do cérebro ampliamos as oportunidades de novas descobertas, muitos superiores àquelas baseadas na investigação psicológica.
A experiência com pacientes com cisão do cérebro.
O autor coloca também a importante experiência com pacientes com cisão no cérebro. O estudoda cirurgia de cisão do cérebro e suas implicações psicológicas foi estudado por Mike Gazzaniga (seu orientador), juntamente com Cal Tech e o Prêmio Nobel Roger Sperry.
Na cirurgia de cisão do cérebro, as conexões nervosas entre os dois lados ou hemisférios (ponte calosa) do cérebro são rompidas na tentativa de controlar a epilepsia grave. Realizada essa cisão do cérebro, os dois lados não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cerebro emocional
  • O cérebro emocional e motivado
  • Resumo "O Cérebro Criativo"
  • Resumo AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CÉREBROS
  • Resumo cérebro nosso de cada dia
  • Resumo do artigo "O espirito e o cerebro
  • Resumo do filme o poder do cérebro
  • Resumo de "organizações vistas como cérebro"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!