Responsabilidade Social das Empresas

Páginas: 30 (7326 palavras) Publicado: 10 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social das empresas vem sendo amplamente discutido bem como divulgado pela mídia nos últimos anos. Entre os fatores que explicam a repentina valorização desse assunto está o fato de que, ao assumirem uma responsabilidade mais ampla pelo conjunto da sociedade, as empresas suprem necessidades comunitárias que não estavam sendo satisfeitas pelo Estado. O quetodos esperam das empresas é uma postura mais comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, envolvendo-se na proteção do meio ambiente, redução da pobreza e aumento da expectativa de vida da população, proporcionando um crescimento na qualidade da vida.
Atualmente percebemos uma variação de entendimentos em relação ao termo responsabilidade social, algumas mais notáveis, como a confusãoentre uma ação socialmente responsável com uma tipicamente filantrópica, outra discussão é diferenciar os tipos de impactos e seus efeitos distintos sobre as partes interessadas.
O tema responsabilidade social tornou-se conhecido no Brasil a partir de 1965, através da “Carta de Princípios da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas”. No entanto, foi somente a partir dos anos 80 introduzidoem uma pequena parcela de empresas que atuam no Brasil, passando a institucionalizarem em discursos relacionados a questões sociais e ambientais. Com a introdução no ambito empresarial, começaram a surgir importantes fundações, tendo como foco a questão da ética, em particular o chamado comportamento ético e responsável com a sociedade.
O objetivo deste trabalho é apresentar o panoramacontemporâneo, a evolução e tendências do movimento responsabilidade corporativa no Brasil, o desenvolvimento sustentável, com ênfase na análise da fase atual.




2. RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O mundo contemporâneo possui um modelo de crescimento econômico que tem provocado enormes desequilíbrios. Por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradaçãoambiental e poluição aumentam a cada dia. Neste contexto começam a surgir necessidade de mudança nas formas de pensar, de agir e fundamentalmente na mudança de valores, sendo evidente que o caminho terá de ser o do desenvolvimento sustentável.
Há vários fatores que contribuíram para a expansão do interesse sobre a Responsabilidade Social nas Empresas, um deles é a globalização que, pela facilidadede transporte e comunicação que existe, permite que indivíduos e organizações tomem facilmente conhecimento sobre a forma como outras organizações, mesmo próximas ou distantes, desenvolvem a sua atividade. Isto permite que as organizações aprendam novas formas de agir e resolver problemas. Permite também que as empresas fiquem mais sujeitas a uma avaliação por parte da sociedade, tornando quepoliticas ou práticas seguidas pelas empresas em diferentes sítios, possam ser facilmente comparadas.
O tema acima deve ser encarado como um meio para atingir o desenvolvimento sustentável da sociedade e das gerações. Isto significa que, essencialmente, as empresas têm de integrar em suas operações, preocupações com o impacto econômico, social e ambiental que tem na sociedade. Neste âmbito, algunsautores abrangem sete áreas: governo das organizações, direitos humanos, práticas laborais, ambiente, práticas operacionais, consumidores, envolvimento da comunidade / desenvolvimento da sociedade.
A ideia que as empresas não devem prestar contas somente aos seus acionistas como também a um grupo de partes interessadas ou influentes no negócio, é outro importante aspecto da responsabilidadesocial. A responsabilidade social também é definida pela sua forma de gerir um negócio com base na identificação e consideração dos impactos de suas atividades em todos os agentes envolvidos, sejam eles concretos, ou seja, trabalhadores, consumidores, fornecedores e sociedade, ou nos meios abstratos, ambiente, comunicação, futuro etc.
Uma das tarefas das organizações é identificar esses agentes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CONTADOR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
  • Responsabilidade social de empresa
  • A responsabilidade social das empresas
  • Responsabilidade Social Das Empresas
  • A Responsabilidade Social Quando As Empresas
  • A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
  • A empresa e a responsabilidade social
  • Responsabilidade social e ambiental nas empresas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!