A responsabilidade social das empresas

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
FUNDAMENTOS DA REALIDADE BRASILEIRA
ALUNOS: Francine Lunardi Bellotto, Jair Luis Rambo, Laerte Adriano Herzer e Maristela Lemes.
PROFESSORA: Margarete Panerai Araujo.


RESENHA CRÍTICA
O artigo “A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente ou do modernismo do mercado?” tem como autor Carlos Nelson dos Reis.Carlos é Mestre em Economia e Administração de Negócios, Marketing e Contabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seu artigo, resultado de muita pesquisa, foi publicado na Revista de Economia Contemporânea (Vol.11, no.2, Rio de Janeiro, Mai/Ago. 2007).
O segundo artigo analisado foi “A responsabilidade social empresarial e o Estado: uma aliança para odesenvolvimento sustentável”, escrito por Elizabeth de Melo Rico.
A autora é professora da Faculdade de Serviço Social da PUC-SP, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP. Como o primeiro artigo escolhido, este também é baseado em pesquisas e foi publicado na revista São Paulo em Perspectiva (Vol.18, no4, São Paulo,Out/Dez. 2004).


Os dois artigos selecionados têm como tema a questão da Responsabilidade Social nas empresas. A diferença entre eles é que um questiona a questão do investimento, se é por causa de consciência ou devido ao modernismo do mercado e já o outro, é focado na questão da sustentabilidade considerando uma aliança entre empresa e o Estado.




RESPONSABILIDADE SOCIAL DASEMPRESAS: O CONTEXTO BRASILEIRO EM FACE DA AÇÃO CONSCIENTE OU DO MODERNISMO DO MERCADO?



No Brasil a gravidade dos problemas sociais e a emergência das alternativas para o enfrentamento dessa realidade trazem à tona a discussão sobre a Responsabilidade Social das Empresas.

No contexto mundial o movimento da RS existe desde os anos 1960, já no Brasil, passou a ser pauta das agendas dosempresários ao longo dos anos 90.
No meio acadêmico as reflexões sobre o tema iniciaram nos anos 80 trazendo à tona as peculiaridades da RS em um País como o Brasil, cuja gravidade dos problemas sociais já não podiam mais passar despercebido.

A Responsabilidade Social das empresas deveria contemplar o atendimento das demandas da sociedade, na perspectiva de progresso, desenvolvimento humano e melhoriadas condições de vida. Nessa ótica a questão do desenvolvimento econômico, humano e social foi contemplada como parte das responsabilidades das empresas.

As empresas devem ter o compromisso com a sociedade e humanidade em geral, prestando contas com base na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertence.

Sob esse prisma as empresas consomem recursos da sociedade, que podemser renováveis ou não, mas que são patrimônios gratuito e coletivo da humanidade, devido a isso as empresas contraem uma divida social.

A evolução da Responsabilidade Social das empresas pode ser dividida em três estágios, tais estágios são: exercício da gestão social interna, externa e cidadã. Com relação ao primeiro estágio o exercício da gestão interna tem foco de atuação voltado para osfuncionários e seus familiares, esta voltado a questões regulares da empresa, como saúde, segurança, qualidade no ambiente de trabalho, porém gera questionamentos sobre os reais interesses da empresa, se é aumentar a motivação e satisfação com o objetivo de aumentar a produtividade ou visa contemplar objetivos sociais mais amplos.

No segundo estágio relacionado à gestão social externa, visa àssociedades, as comunidades e consumidores, tratando de questões como preservação do meio ambiente, impacto sócio econômico, político e cultural.

O terceiro estágio é o exercício da gestão social cidadã que se estende na sociedade como um todo.

As empresas atuam nos espaços em que a ação social do estado, por si só, é inconsistente para enfrentar os graves problemas, como situação de miséria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CONTADOR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
  • Responsabilidade social de empresa
  • Responsabilidade Social Das Empresas
  • A Responsabilidade Social Quando As Empresas
  • A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
  • A empresa e a responsabilidade social
  • Responsabilidade social e ambiental nas empresas.
  • Sociologia da empresa e responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!