responsabilidade social nas empresas

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução
Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecere considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo. É o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade,melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.
A Agregação da Responsabilidade Social
A realização de ações de caráter social não é uma prática tão recente no meio empresarial. Entretanto, foi durante o período que se estendeu do final dos anos 60 ao início da década de 70, tanto nos Estados Unidos da América (EUA) quanto em parte daEuropa, que uma atuação mais voltada para o social ganhou destaque, basicamente como resposta às novas reivindicações de alguns setores da sociedade que levaram para o universo das empresas diversas demandas por transformação na atuação corporativa tradicional, ou seja, aquela voltada estritamente para o econômico. Essa maior atenção em relação ao comportamento das empresas privadas, tanto comerciaisquanto industriais, surgiu no contexto das reivindicações pela ampliação da participação, como, por exemplo, durante o fortalecimento, do movimento sindical e estudantil europeu, nas lutas pelos direitos civis norte-americanos e nas manifestações contra as armas químicas utilizadas na Guerra do Vietnã. Certas denúncias e o boicote às empresas envolvidas de alguma forma com aquele devastadorconflito bélico na Ásia foram determinantes para o início de uma mudança na prática e na cultura empresarial nos EUA e em outros países do globo.
Já no Brasil, foi no final dos anos 80 que uma pequena parte das empresas começaram a intensificar e a institucionalizar as questões sociais e ambientais, realizando em escalas diversas ações socias concretas. No final dos anos 80 até o fim dos anos 90, sevê explicitamente a consolidação de importantes organizações da sociedade tendo em foco o comportamento empresarial se preocupando com a questão ética e responsavél (1).
Desta Forma, na década de 90 destaca-se o perído do surgimento e do crescimento de diversas instituições, que se formalizam para atuar de maneira relativamente orgânica e institucionalizada no âmbito da chamada responsabilidadesocial coorporativa. Esta nova postura de tornar-se socialmente responsável também começava a ser praticada de diversas maneiras a ser praticada pelas próprias Empresas.
Este duplo movimento de organizações e fundações intensificou-se a partir de 1993, sob influência da Ação Cidadania contra a Fome e a Miséria (2) que promoveu a aproxima- ção de diversas organizações empresariais e empresárioscom esta relevante questão social brasileira: a fome. No final dos anos 90, o tema ganhou maior visibilidade, quando algumas organizações não-governamentais (ONGs) começaram a utilizar mais intensamente o termo responsabilidade social corporativa e passaram a incentivar nas empresas, além dos chamados balanços ou relatórios sociais, a realização de ações em relação ao meio ambiente, à educação,à saúde e à igualdade de oportunidades.
Os principais Vetores da responsabilidade social de uma empresa
1- Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua;
2- Preservação do meio ambiente;
3- Investimento do bem-estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável;
4- Comunicações transparentes;
5- Retorno aos acionistas;
6- Sinergia com os parceiros;
7-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CONTADOR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
  • Responsabilidade social de empresa
  • A responsabilidade social das empresas
  • Responsabilidade Social Das Empresas
  • A Responsabilidade Social Quando As Empresas
  • A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
  • A empresa e a responsabilidade social
  • Responsabilidade social e ambiental nas empresas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!