Respeito nas Organizações

Páginas: 18 (4468 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Índice:
1. Introdução
2. O que é o Respeito
3. O que é Moral
4. O que é Ética
5. Responsabilidade Social o que é?
5.1 Qual a origem da Responsabilidade Social Corporativa
5.2 Como é a Ética e a responsabilidade social nas empresas
5.3 Quais são as Normas e Cerificações
6. Sustentabilidade
6.1 Origem e Definição
6.2 Tipos de Sustentabilidade
6.3 Responsabilidade Social Empresarialcom foco na Sustentabilidade
6.4 Aplicações
7. Cases
8. Conclusão

1. Introdução
A sociedade atual esta inserida dentro de um sistema que sofre constantes mudanças nos costumes, na economia, política e principalmente no meio ambiente, tais transformações externas atuam fortemente dentro de cada cidadão e empresa, em muitos casos impondo novos hábitos e comportamentos sem opção de escolhas.O principal refém de todas essas modificações é o meio ambiente, que sofre reflexos da atuação humana à deterioração dos recursos naturais decorrentes da obsessão pelo poder econômico mundial.
Este trabalho tem como objetivo transcrever os atuais conceitos de moral e ética do ponto de vista social e empresarial, que é obrigado a modificar sua postura diante ao alarmante cenário que estamosvivendo, em paralelo, veremos como a responsabilidade social atua dentro das organizações que precisam adaptar suas estratégias de negócio devido às trocas de valores dos consumidores. Essas conscientizações impostas, de valiosa importância, fazem surgir novos programas sociais e de sustentabilidade que passam a fazer parte permanente do ciclo de vida das organizações, sendo ela de qualquer segmentodo mercado, pois se entende que o uma atitude sustentável é aquela que preza para o bem estar da natureza em todos os âmbitos, seja ela a modificação da postura moral de seus colaboradores até uma sociedade como um todo.

2. O que é o Respeito
Em conceito a palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, orespeito prende-se com a veneração ou a obediência para com alguém. O respeito inclui: cuidado, consideração e deferência.
O respeito é um valor que permite que o homem possa reconhecer, aceitar, apreciar e valorizar as qualidades do próximo e os seus direitos. Por outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.
O respeito não só semanifesta pelas atitudes das pessoas ou pelas leis, mas também se exprime para com a autoridade, como acontece com os alunos em relação aos professores ou ainda com os filhos em relação aos pais.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, num convivência saudável que assenta em normas e instituições. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações, daí ser hábito dizer-se: “Nãofaças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti”.
Em contrapartida, a falta de respeito gera violência e confrontos. Sempre que essa falta de respeito corresponda à violação de uma norma ou de uma lei, chega inclusivamente a ser punida formalmente. Esse castigo pode consistir no pagamento de uma multa ou, nomeadamente, na detenção.
3. O que é Moral
É um conjunto de regrasadquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientem o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo vem do latim “morales”, cujo significado é “relativo aos costumes”.
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com moralidade e com bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidoscoletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Os princípios morais como a honestidade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada individuo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.
A moral orienta o comportamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Organizações Internacionais Analise de reportagem atual a respeito da atuação de uma OI
  • Os Ciclos de vida das Organizações Como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito ICHAK...
  • respeito
  • Respeito
  • O respeito
  • Respeito
  • respeito
  • RESPEITO (RESENHA)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!