EPGE

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ROTEIRO DA ATIVIDADE DE PORTFOLIO 01 DA AULA 03
1. Leia um artigo das seções Olhando de Perto desta aula e redija um texto com as seguintes informações: i) O título e o(a) autor(a); ii) Asprincipais ideias do documento; e iii) Sua opinião (concorda ou discorda), com argumentos, sobre as ideias citadas no item anterior e o que você aprendeu (e/ou as dúvidas que surgiram) com esta atividade.Coloque a sua produção (Aula3_AP1.doc) no seu portfolio.

O artigo “Gestão democrática da escola pública: possibilidades e limites”, dos autores Marcos Vinícius Conceição, Clarice Zientarski e SueliMenezes Pereira faz uma série de questionamentos a respeito da questão da democracia na gestão da escola pública. Os pontos principais do texto são a abordagem da democracia como algo dual, ou seja,existem dois tipos, uma que serve às elites e outra que existe no imaginário da grande massa. Digo no imaginário por conta de que a idéia de nação democrática nem sempre supera os limites da teoria. Oartigo coloca a escola pública como meio formador de opinião e construtor de cidadania e enfatiza a importância de que a mesma seja um espaço neutro, onde todas as idéias sejam importantes e tenhamigual valor. Os autores mostram que a neutralidade da escola pública ainda é algo distante, pois esta ainda sofre a influência dos setores mais poderosos da sociedade.
A idéia de gestão democrática,dentro da escola pública, é abordada como meio essencial para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Os autores enfatizam a importância da autonomia das escolas dentro do sistemaeducacional e relacionam a ausência dessa autonomia ao fracasso escolar existente em nosso país. A defesa de uma escola autônoma e voltada aos interesses de sua comunidade é sem dúvida um ponto importantedeste texto. A gestão democrática do ensino público é vista como a forma de administrar a escola pública com a participação ativa, efetiva e constante de todos os indivíduos que se utilizam da mesma e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!