resenha

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Instituto Federal de Brasília
A Língua do Movimento, BOLSANELLO, Debora P. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010.
Karina Felix dos Santos.


O objetivo da Educação Somática é a manutenção e recuperação da saúde, através do ensino de técnicas precisas cujo pilar principal é o movimento do corpo. Cada método de Educação Somática temsuas técnicas pedagógicas próprias. Porém, o conjunto dos métodos baseia-se em intervenções pedagógicas, em valores que se contrapõem, e também a uma visão mecânica do corpo.
A Educação Somática, não tem somente o objetivo de correção de disfunções ou patologias, mas trabalha com a capacidade da pessoa de encontrar uma maneira somática mais eficaz para amenizar seu problema.
Osmétodos de Educação Somática partilham o princípio de que o corpo é um organismo vivo indivisível e inseparável da consciência. Para os professores de Educação Somática, o corpo carrega em si o meio onde vive, e também emoções, pensamentos, valores socioculturais, políticos e espirituais. Dentro dessa ótica, o corpo não é algo inativo habitado por uma consciência. A compreensão de que o corpo e aconsciência formam um todo é o que sustenta as estratégias da Educação Somática. Entendo que isso significa que na prática as aulas não são ministradas somente em função dos sintomas apresentados pelos alunos ou participantes. O professor se preocupa em conscientizar a pessoa que seu problema tem relação, entre outros fatores, com a maneira como ela se move
No texto se discute bastante o que seé ou não considerado educação somática. O que eu entendo que seja o foco de um professor de Educação Somática é o individuo e não seu problema. O papel desse profissional é orientar a pessoa em um processo de reaprendizagem que passa pelo movimento de seu corpo no espaço.
Dentro do processo de aprendizagem em Educação Somática, a pessoa é levada a reconsiderar a forma que semovimenta; seus hábitos de vida; suas relações com o seu meio; a percepção que tem de si mesma; sua vida afetiva e social.
O papel do professor de Educação Somática é o de levar a pessoa a dar sentido ao próprio desequilíbrio, através de suas sensações internas. Ele ajuda o aluno a reativar seus mecanismos naturais de auto regulação, a fim de recuperar o bem-estar.
É importante para oartista, que antes que ele busque o contato com o outro, com o ambiente e com o mundo, ele busque esse contato com ele mesmo, que ele se permita vivenciar cada movimento, cada sensação em busca de equilíbrio.
Acho que sou um bom exemplo de pessoa que precisa se utilizar dos métodos da Educação Somática, tenho muitas dores na coluna e desde que conheci a educação somática estou meinformando de que forma posso me beneficiar dos seus métodos. Procurei fisioterapeutas, ou profissionais que trabalhassem com técnicas da educação somática para me auxiliarem, e ainda não encontrei aqui em Brasília.
Lembro-me de um exercício que fizemos em sala na aula de Praticas Corporais II, que pra mim foi bem interessante. Na ocasião tivemos a oportunidade de fazer um alongamento com focono fortalecimento da coluna, eu, por exemplo, estava sentido muitas dores na lombar, e após a aula melhorei cem por cento. Até hoje quando tenho um tempinho ou quando estou com dor, realizo os movimentos que aprendi naquela aula. Então posso concluir que essa sequência de movimentos pra mim é uma forma de aplicação da Educação Somática.
Tivemos também a oportunidade de sensibilidade dacoluna usando uma bola de borracha na aula do professor Diego, essas sensações tornam-se referências de contato com a pele e instrumentos de automassagem, nos levando á definir, ou redefinir, as fronteiras do nosso corpo e a renovar a relação com o mundo exterior. Quando reconhecemos o potencial insondável do corpo e respeitamos seus limites, podemos então estabelecer maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!