resenha

Páginas: 5 (1075 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura


PINACOTECA DO ESTADO
Karl Ernst Papf
Crianças

TIFFANY MI HEE KIM ( )
AM2BAV




Relatório apresentado
à disciplina de Orientação Profissional I - pesquisa em arte
ministrada pela Professora Daniela Canto
para obtenção parcial da notabimestral



Novembro/ 2013
São Paulo

A.
Autor: Karl Ernst Papf (1833 – 1910)
Nascimento/Morte: (1833) - Dresden, Alemanha – (1910) -  São Paulo, Brasil
Título da Obra: Crianças de 1886
Data de Aquisição: 1998
Técnicas e Dimensões: óleo sobre tela, 72,5 X 59,5
Procedência: Doação, da Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado
Dados: disponível em: ACERVO DA PINACOTECA DOESTADO DE SÃO PAULO
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?mn=545&c=acervo&letra=K&cd=3235
B. A obra escolhida denominada Crianças do artista Karl Ernst Papf se encontra no acervo da Pinacoteca do Estado, onde está em cartaz “Uma história do modernismo na Pinacoteca do estado”. A sala onde se localiza a obra é a sala 6 na qual é titulada ”Os gêneros da pintura” dividida em -pinturahistórica, retrato, paisagem e natureza morta. Na sala também existe o espaço central expositório temporário onde são apresentadas outras obras diversificadas.

Karl Ernst Papf nasceu em Dresden, Alemanha em 17 de março 1833-faleceu em São Paulo em 16 de março 1910 conhecido pelos seus trabalhos de pintura quase como fotográficos, sua técnica realista, também estudou na Academia de Belas Artesde Dresden e se transferiu para o Brasil em 1867.
Na obra Crianças podemos ver claramente a influencia da fotografia, o artista também faz referencia a pinturas de madonas circundadas de flores ou guirlandas, conhecidas no sul da Europa pelo século XVII, na qual compunham para o embelezamento e endeusamento de um ícone da criação divina, onde ao invés da Virgem ou das clássicas Madonaslocaliza-se quatro irmãos, onde numa composição central: podemos observar três dos irmãos em posição frontal com o olhar vertical, e um dos irmãos em posição lateral em relação aos demais.
Karl Papf conseguiu se diferenciar no meio da arte pela sua inovação e do gênero da pintura no retrato, quebrando regras acadêmicas tradicionais que compunham a época, com suas cores marcantes, e sua pincelada minuciosa,onde podemos notar claramente sua técnica detalhista, suave, mas também vistoso. Suas cores variadas dão á folhagem uma inspiração ornamental, dando um cenário cordial e naturalista á pintura.
Em relação às outras pinturas próximas a obra escolhida se destaca pelo seu refinamento, sua moldura dourada com detalhes talhadas em madeira feitas a mão, assim conquistam o visitante pelos seusincríveis detalhes e sua composição bem posicionada somada a chamativa moldura. A pintura também se distingui pelo seu contraste em relação às obras ao lado, seus detalhes impressionantes e bem marcantes dão um ar mais requintado, enquanto as outras obras tem técnica de pincelada mais solta, quase como abstrata, a obra dos irmão têm sua composição clássica, mas sentimental, onde causa uma certa comoção enos transpassa o sentimento de doçura , os olhos meigos bem marcados na pintura nos transmite angelicalidade por parte das crianças.

A dimensão do retrato é de 72,5 X 59,5 cm, uma obra tecnicamente de pequeno porte, se comparado á obra ao seu lado direito, “Dama” (1906), de Georgina de Albuquerque, pintura de 91 X 73 cm, sua composição tem uma mulher sentada em posição de perfil levementedirecionada para a esquerda. A obra se contrasta, pois sua técnica é mais solta, crua e sem muitos detalhes, suas cores em tons pastel e com a tonalidade mais clara, a pele ganha certa luminosidade em relação ao vestido. O ponto mais destacado é seu rosto onde seus olhos são bem delineados e sua cor é escura e bem marcada, dando foco ao seu semblante.

A relação entre as obras próximas é apesar do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!