CUSTO DE CAPITAL

Páginas: 13 (3091 palavras) Publicado: 17 de março de 2014

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada análise da estrutura de capital da empresa, usaremos como ferramentas eu custo médio ponderado de capital e sua taxa de atratividade.
Observa-se que as empresas vêm demonstrando interesse quanto a estimação do seu custo de capital para se adequar aos riscos. Quando uma empresa estima sua taxa de desconto apropriada, ela consegue alocar osrecursos internos de maneira mais apropriada.
A estrutura de capital auxilia as empresas sobre como obter os financiamentos necessários para sustentar seus investimentos a longo prazo, neste sentido as empresas vêm mostrando grande interesse nesse assunto já que relaciona a função primordial do administrador e a maximização da riqueza do valor das ações.
É de grande importância apurar o custo decapital de forma correta, pois esse ato incentiva a adoção de projetos para a empresa por parte dos executivos. O risco sendo constante os projetos que tiverem taxa de retorno abaixo do custo de capital irão diminuir o valor da empresa.
A estrutura de capital auxilia os administradores e acionistas na tomada de decisão da empresa, já que está ligada diretamente ao seu custo de capital. Dessa formaas se as decisões forem tomadas inadequadamente resultará em um aumento do custo de capital dificultando os seus investimentos.
1.1 Tema
Administração Financeira
1.2 Título
Custo e Estrutura de Capital

1.3 Problema
Após analisar os dados da empresa Q, qual o seu custo de capital?

1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é apresentar a análise da estrutura decapital da empresa Q, tendo como ferramenta o seu custo médio ponderado e a sua taxa de atratividade.

1.4.2 Objetivo Específico
Apresentar a análise da estrutura de capital;
Definir o custo de capital da empresa Q;
Definir a taxa mínima de atratividade da empresa.

1.5 Justificativa
Nota-se que a estrutura e o custo de capital é uma ferramenta importantíssima para as empresas, pois auxilia natomada de decisão, e que um bom planejamento auxilia na redução do custo de capital.
Ao reduzir o custo de capital a empresa poderá investir, aumentando seu capital próprio, e sua competitividade contribuindo para a melhoria da sociedade de forma econômica e social.

1.6 Relevância
Quando uma empresa decide por planejar o custo de suas operações de mercado, conseqüentemente ela diminuirá suataxa de retorno através da seleção adequada de suas atividades aumentando assim sua lucratividade.

1.7 Procedimentos Metodológicos
Este trabalho utilizou de fontes bibliográficas que abordam os conceitos de custo e estrutura de capital, (capital próprio, capital de terceiros, constituindo um referencial importante para a análise da empresa Q.
















2 REFERENCIALTEÓRICO

Custo de Capital
Conforme Neto (2012), o custo de capital de uma empresa reflete, em essência, a remuneração mínima exigida pelos proprietários de suas fontes de recursos (credores e acionistas). É utilizado como taxa mínima de atratividade das decisões de investimentos, indicando criação de riqueza econômica quando o retorno operacional auferido superar a taxa requerida de retornodeterminada pela alocação de capital.
Ross (2002) define custo de capital como o retorno que os investimentos em ações da empresa exigem por seu investimento, que depende principalmente do uso dos fundos, e não de suas fontes.
Contudo, Gitman (2005) custo de capital é a taxa de retorno que uma empresa deve ganhar sobre os projetos nos quais investe, para manter o valor de mercado de suas ações. Podetambém ser considerada a taxa de retorno exigida pelos fornecedores de capital no mercado, a fim de atrair seus recursos para a empresa.
Custo de capital de terceiros
Neto (2012) define custo de capital de terceiros que de acordo com os passivos onerosos identificados nos empréstimos e financiamentos mantidos pela empresa, e a base conceitual dos cálculos é demonstrado através dos cálculos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Custo de Capital
  • Custo de Capital
  • Custo do capital
  • Custo de Capital
  • Estrutura de capital e custo de capital
  • custo de capital
  • Custo de Capital
  • custo de capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!