O Marketing de Relacionamento como o grande centro das atenções para as empresas.

Páginas: 17 (4081 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
1- Tema
O Marketing de Relacionamento como o grande centro das atenções para as empresas.

2- Justificativa
O que é marketing
Em 1960, a Associação Americana de Marketing definia o marketing “como o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador”. Mas devido à maior abertura dos mercados e o desenvolvimento do comércio, adefinição de marketing precisou ser revista e atualizada.
Desde então o Marketing começou a tomar maiores proporções, agindo em vários setores da sociedade, que variam de empresas comerciais a prestadoras de serviços.
Dentro dessa visão, Kotler (1998,p.27) define Marketing como “processo gerencial e comercial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação,oferta e troca de produtos de valor com outros”

O que é marketing de relacionamento
Segundo Madruga (2006,p.20) “a expressão Marketing de Relacionamento surgiu timidamente na década de 80 na área acadêmica, que contestava a baixa eficácia do marketing convencional para muitas situações, e atualmente começa a tomar o seu lugar de importância nas organizações”.
Embora esteja ainda na infância,talvez seja um dos temas mais importantes do nosso mundo contemporâneo de negócios, que efetivamente está auxiliando as empresas a tornarem-se diferentes, próximas de seus clientes, líderes de mercado e altamente rentáveis.
Portanto marketing de relacionamento definitivamente é atrair, realçar e intensificar o relacionamento com clientes finais, clientes intermediários, fornecedores, parceiros eentidades governamentais e não governamentais, através de uma visão de longo prazo na qual há benefícios mútuos.


Porque o marketing de relacionamento é o grande centro das atenções para as empresas
Em muitas empresas,as equipes de informática vêm refinando softwares e processos a fim de aferir os custos e despesas e permitir uma estimativa do valor entregue aos clientes. Desta forma, pode-sechegar ao custo de se perder um cliente. Não fica muito atrativo para uma empresa trabalhar duro e gastar bastante dinheiro para atrair novos clientes que estão apenas substituindo aqueles que estão saindo.
As ações passam a estar mais ligadas a estratégia de satisfazer e reter clientes, contendo também ações para conquistar novos clientes.
Compras repetidas (clientes fiéis) geram mais que odobro de lucratividade quando comparado com novos clientes. A conclusão é de que clientes devem ser tratados como ativos ou investimentos a serem criteriosamente administrado.
Isto leva a crer que o sistema de informação é um fator que leva empresas a adotarem uma orientação para o marketing de relacionamentos, pois os sistemas permitem as empresas mensurarem os ganhos e perdas resultantes de cadacliente e permitem também a troca de informações valiosas.
Muitas empresas perceberam que ter um excelente produto, processos impecáveis e o melhor preço não é o suficiente. Com o avanço em serviços os profissionais responsáveis por relacionamentos puderam desenvolver uma visão holística de como o marketing contribui para se atingir a satisfação dos clientes na sua plenitude do termo.
Empresasprecisam ser capazes de competir em diferentes níveis, local e global, antes as empresas que oferecessem um produto de alta qualidade garantiriam uma vantagem sobre a concorrência.
E por isso a maioria de fabricantes de produtos possuem padrões alto de tecnologia e avanços em processos que raramente um produto apresenta mau funcionamento.
As empresas começaram a perceber o relacionamento como umdiferencial dificilmente copiado pela concorrência, desenvolver relacionamento para estas empresas significa competir em um nível em que poucos estão se inserindo.
A satisfação do cliente sempre foi central para qualquer ação de marketing, os profissionais de marketing perceberam que se torna ainda mais importante à satisfação no longo prazo. O foco no relacionamento com clientes permite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS
  • Marketing de Relacionamento nas Empresas
  • DESENVOLVIMENTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA EMPRESA.
  • Marketing pessoal em grandes empresas
  • Planejamento de marketing de grandes empresas
  • A vantagem de um relacionamento aberto de marketing com as empresas
  • Implantação de marketing de relacionamento em pequenas empresas
  • O relacionamento entre o marketing e os demais departamentos da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!