resenha

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
SALLES, João Moreira e LUND, Katia. Notícias de uma guerra particular. Filme documentário de 57 minutos, Rio de Janeiro: VideoFilmes, 1999.

Eric Robert Rosa Ramos 1

João Moreira Salles, documentarista, roteirista e produtor carioca. Teve destaque no final dos anos 90, ao dirigir Notícias de uma guerra particular (1999), documentário sobre a guerra da polícia com o tráfico no Rio deJaneiro. Ao lado do irmão Walter Salles, fundou em 1987 a produtora VideoFilmes. Escritor de vários documentários, entre eles, Krajcberg, o poeta dos vestígios, dirigido por Walter Salles. Kátia Lund, formada em Literatura Comparada na Brown University, nos Estados Unidos, ao lado de João Moreira Salles, dirigiu o documentário Notícias de uma guerra particular, filme que concorreu ao Emmy.
Inicialmenteproduzido para ser veiculado pela televisão, o documentário Notícias de uma guerra particular enfoca o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, especialmente no que acontece com sua ponta mais visível, que é o do varejo em larga escala enraizado em favelas e periferias, tendo sido filmado, em sua maior parte, no Morro Santa Marta, que na época tinha Marcinho VP como o gerente do tráfico. A estruturanarrativa predominante no filme é a dos documentários clássicos, como os define, e é construída através de três diferentes tipos de relatos: o dos traficantes, o de policiais responsáveis pelo combate ao tráfico e, finalmente, o relato de moradores da Santa Marta. Reforçando estes relatos, ou completando eles, há várias imagens de arquivo, como trechos de telejornais e fotografias.
A obra emquestão não visa apontar soluções ou culpados para aumento exponencial do tráfico de drogas e violência urbana nos morros fluminense, mas retratar de forma autônoma dentro de várias perspectivas a dura realidade vivenciada pela polícia, sociedade e o tráfico. Como foco de crítica pretende-se analisar a perspectiva policial, abordando os aspectos depreendidos da película e relacionando-os com arealidade a ser vivenciada por futuros policias no que tange a recorrente falta de credibilidade diante das populações mais carentes. Alguns relatos revelam certa cumplicidade entre a comunidade e o tráfico de drogas além de demonstrar o distanciamento e de certo modo a repulsa pelos agentes de segurança pública. “A polícia adentrava a favela metendo o pé em tudo, invadindo as casas e levando o quequisessem. Não perguntavam se determinado aparelho de televisão tinha nota fiscal ou não, pegava e levava. Agora eles entram com mais cautela. Estão com medo dessa nova geração, porque eles realmente matam”. Janete, moradora do morro Dona Marta. Essa frase expressa o sentimento de muitos moradores de áreas pobres ao redor do país em relação às polícias. E isso se deve principalmente ao modelo depoliciamento adotado no país, que está mais para força repressora do Estado, do que órgão de proteção ao cidadão. Nos anos 90, época em que se passa o documentário, o Brasil figurava como o terceiro país mais violento do mundo, conforme pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas sobre a taxa de homicídio, nessa mesma época a polícia carioca adotavas políticas de enfrentamento àcriminalidade baseadas no confronto violento desfrutando do aval de boa parte da opinião pública, que considerava necessário o uso preponderante da força pelo Estado perante os grupos de criminosos. Tal posicionamento intensificou-se principalmente a partir do fortalecimento bélico do varejo de drogas em favelas, já nos anos 1990. O Governo do Estado do Rio de Janeiro adotou, assim, a partir de meados dosanos 90, a estratégia de investir, cada vez mais, em recursos materiais e humanos principalmente para a polícia militar, através da aquisição de armas de alto potencial letal, como os fuzis .762, da contratação de membros para a corporação e da expansão considerável de sua frota de viaturas, incluindo veículos blindados, apelidados de “caveirões”. Também houve investimento na capacitação dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!