resenha Algar telecon

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS

Isto é ética

Elana Cristina de Jesus, aluna da FAPEM do Curso de Administração, módulo de formação humanística para o exercício da cidadania.

Resenha do artigo Algar Telecom é cultural, social e verde, a partir da entrevista exclusiva concedida por Divino Sebastião de Souza, presidente da empresa, à revista HSM Management,novembro-dezembro/2012.

A entrevista com o presidente da Algar Telecom, Divino Sebastião de Souza, trata como a empresa foi fundada e como ela sobrevive até os dias atuais. Relata também, sobre sua responsabilidade com as pessoas que compõem o seu grupo de colaboradores.

Esta entrevista é composta de duas partes, no primeiro momento aborda a história da Algar, logo em seguida Divino Sebastião de Souza começaa responder as perguntas do entrevistador.

A Algar Telecom surgiu da necessidade de comunicação de seu fundador, Alexandrino Garcia, que era empresário e sofria grandes dificuldades para negociar com as capitais das cidades em que trabalhava. Assim, teve a grande ideia de comprar uma empresa de telecomunicação local, afim de resolver os seus problemas e trazer prosperidade a região onde sediavasua empresa. Por duas vezes tentaram estatizar a Algar, que antes se chamava CTBC, mas não conseguiram, a empresa continuou em família.

Segundo Sebastiao Divino de Souza, atualmente foram investidos 1,5 bilhões para a expansão da Algar. Este investimento consiste em atender, com um diferencial, as empresas que os grandes players não estão suprindo as suas necessidades. Esta é só uma dasestratégias da Algar. Apesar de não ter suas ações negociadas na bolsa de valores, a empresa tem muitos recursos, um deles é o recurso próprio, outro vem de financiamentos em bancos comerciais e de fomento e também faz emissão de bêntures.

A Algar é uma empresa no mercado com aproximadamente 6 décadas de vida, é única, isto se tornou uma característica da empresa, que carrega um peso por ser única. Noponto de vista de Sebastião de Souza, a Algar é uma empresa que se tornou parte da cultura da comunidade, por se importar com as pessoas.

Desde sempre, a empresa considera seus colaborados como sócios, eles participam das decisões internas, independente do nível hierárquico, tem até universidade corporativa, Estas formas de trabalho são consideradas como “respeito aos talentos humanos”.

Umdos diferenciais da empresa, com relação a concorrência, é o programa que foi implantado em 2011, o “CTBC RESPONDE”. Através das redes sociais a organização fica sabendo dos problemas existentes em suas redes, além de conserta-los, ainda faz contato com o cliente em resposta. Com esta nova forma de comunicação, obtiveram muitos resultados satisfatórios.

A organização não parou no tempo, nemficou presa em sua história cultural e familiar, sempre esta a procura da inovação, Um dos mais recentes projetos é o “PROGRAMA INOVAÇÃO”, que abre espaço para as novas ideias envolvendo tecnologias. A Algar incentiva seus colaboradores a estudar, em virtude disto, 25% são pós-graduados, assim fica muito mais fácil de obterem boas ideias tecnológicas. E não pararam por ai, também se preocupam com asustentabilidade, estão sempre reciclando cartões auditivos, pilhas, baterias, celulares e etc... incentivam o plantio de árvores e criaram um “TELEFONE VERDE”, que tira dúvidas com relação a sustentabilidade e meio ambiente e aceita sugestões com relação ao mesmo.

De acordo com o texto Ética e Responsabilidade Social nos Negócios, da Leticia Helena Medeiros Veloso (2005), os valores éticosde uma organização é formado de acordo com seus valores culturais. Este fato podemos ver claramente na história da Algar, que é uma empresa baseada na cultura de seu fundador, e é mantida até hoje em família. Outro ponto, citado por Leticia Veloso, que os princípios de uma empresa ética, podem ser comparados aos direitos humanos internacionais, que são liberdade e participação democrática. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algar
  • Algar
  • telecon
  • france telecon
  • apresentacao algar
  • TI ALGAR
  • O Grupo Algar
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!