Resenha

Páginas: 2 (362 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Pedagogia

RESENHA CRITICA

Ler e escrever.

Livro: KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produçãotextual. São Paulo: Contexto, 2009.

No livro, Ler e Escrever, Koch e Elias apresentam de forma didática, teorias sobre o ensino de produção de textos. As autoras iniciam a obra  com um capítulodestinado a abordar as diferenças entre texto oral e texto escrito. Para a elaboração do discurso, fazem uso das teorias de Marcusch (1995), autor que exemplifica muito bem as diferenças estruturais dostextos falados e escritos. A explicação formulada pelas autoras ajuda o leitor a entender como os textos orais e escritos são construídos.

As autoras utilizam muitos textos e imagens, comoexemplos para suas teorias. Apresentam a língua como uma forma de interação, nesta concepção, escritor e leitor tornam-se sujeitos ativos na construção de sentido texto, demonstrando que os conhecimentos compartilhados por escritor e autor influenciam a compreensão do texto, diretamente. A criação de diferentes gêneros está relacionada aos diferentes processos interacionais da sociedade. As autoras,também, apresentam o conceito de Bakhtin sobre os gêneros textuais.

O quarto e quinto capítulos são dedicados à contextualização e a intertextualidade. As autoras comentam sobre as concepções da palavracontexto, criadas durante o desenvolvimento da Linguística Textual, e utilizam muitos exemplos para mostrar a importância da contextualização na compreensão de texto. No inicio quinto capítulo, asautoras apresentam uma pequena definição sobre a palavra intertextualidade, durante o desenvolvimento do capítulo, tratam da intertextualidade intergêneros, tema que também é tratado por Marcuschi(2002). O último tópico do capítulo é a intertextualidade no ensino da produção escrita, neste tópico as autoras tratam da importância de uma boa explicação aos alunos em relação aos objetivos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!