resenha

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
BITTAR, O. J. N. V. Indicadores de qualidade e quantidade em saúde. Rev Adm Saúde, v. 3, n. 12, p. 21-28, 2001.
O artigo escrito por Bittar, médico especializado em Administração de Serviços deSaúde e Políticas de Saúde, traz uma revisão bibliográfica a respeito dos indicadores de qualidade e quantidade, de forma breve e sucinta, facilitando assim a leitura e compreensão do conteúdo.Indicador é definido como uma unidade de medida de uma atividade, com a qual se esta relacionado, ou ainda, uma medida quantitativa que pode ser usada como um guia para monitorar e avaliar a qualidade decuidados.
Sendo assim, pode-se concluir que os indicadores usam como base as informações, que ao serem transformadas em indicadores, se tornam imprescindíveis para uma administração; pois eles seprestam tanto para medir a produção de serviço de saúde, como para estabelecer metas a serem alcançadas.
Uma vez que a dimensão da qualidade do cuidado em saúde não pode ser mensurada diretamente,diversos indicadores são utilizados para caracterizá-la, à luz de padrões e critérios pré-estabelecidos.
Teixeira (2006) complementa o assunto ao afirmar que o controle da qualidade da assistência –especificamente de enfermagem- visa uma abordagem sistematizada do processo de análise dos cuidados prestados, objetivando o alcance de metas estabelecidas para assegurar e implementar a excelência daassistência cuidativa, legalmente assumida pelos serviços de saúde.
Medir a qualidade e a quantidade em serviços de saúde, o que pode ser feito através de indicadores, é imprescindível para oplanejamento, organização, coordenação/ direção e avaliação/controle das atividades desenvolvidas.
Na gestão pela qualidade total, indicadores também são chamados de itens de controle, além de serem utilizadosnos programas de qualidade, são importantes na condução de outros processos como os de Acreditação Hospitalar.
O autor divide os indicadores em quatro tipos, que medem aspectos qualitativos e/ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!