FENIX-COLONIA INTEGRADA DE 1ª E 3ª IDADES - UM ENSAIO SOBRE A VIABILIDADE INTERGERACIONAL ATRAVÉS DA ARQUITETURA

1287 palavras 6 páginas
COLÔNIA FÊNIX
A arquitetura como catalisadora de um ensaio para as possibilidades das relações intergeracionais
FRANKLIN DOS ANJOS COSTA
FIG UNIMESP
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – MONOGRAFIA -2011
ORIENTADOR- PROF. DR.GAZY ANDRAUS

A Fênix,

Ave mítica que, segundo a lenda, teria nascido no Oriente e se alimentava de incenso, raízes cheirosas e óleos de bálsamo. O seu nascimento acontecia no exato momento em que um exemplar seu se encontrava nos seus últimos momentos de vida, quando em ritual magnífico renascia das próprias cinzas.

Para além das discussões acerca da veracidade da sua existência, o seu relato permite a compreensão de valores bastante interessantes ao homem.

O mais importante se refere à circularidade do tempo e o processo de renovação das coisas. No momento em que se prepara para a própria morte, a Fênix demonstra claramente a limitude da existência. Em contrapartida, salienta a continuidade do mundo no momento em que, só pode gerar uma nova vida mediante o fim da sua.
Rainer Sousa.
Equipe Brasil Escola
ALGUMAS QUESTÕES :
O tema "INTERGERACIONALIDADE", nos últimos tempos começa a ganhar espaço nas teses de mestrado e doutorado, nas diversas áreas do conhecimento, como medicina, psicologia, e agora arquitetura.
A abordagem DINERGIA E FRACTAIS aponta para uma reflexão sobre um conteúdo quase que filosófico das relações da parte com o todo e vice-versa "( note que o velho e a criança podem ser interpretados como, parte e o todo da sociedade. O olhar da criança para o velho é como um feed-back da mémória sócio cultural.)" Bosi, Ecléa (Memória e Sociedade) 1994.
A estrutura desta possível institucionalização solicita um corpo multidisciplinar, e no caso de não institucionalizada, poderia se pensar em uma intervenção no espaço urbano, como um recorte em seu tecido, de forma que estes atores pudessem se encontrar e "trocar" experiências.
Existe uma outra questão, sobre a viabilidade de estar ou não no domínio

Relacionados

  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas