Resenha Wundt - Saulo de freitas araujo cap 5

Páginas: 3 (667 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Wilhelm Wundt é o criador da psicologia científica, tendo criado o primeiro laboratório de psicologia experimental do mundo em 1879, na Alemanha. A experiência pode ser classificada dois tipos, aprimeira chamada de experiência mediata, estuda as ciências naturais, onde o foco está no objeto da experiência enquanto a segunda, chamada experiência imediata tem seu foco direcionado para o sujeitoda mesma. Para Wundt a psicologia era o estudo empírico da experiência imediata, que é representada pela subjetividade do sujeito que a sofre. Há então uma relação de complementariedade entre asciências naturais e a psicologia uma vez que ambas as experiências fornecem relatos distintos do mesmo evento, sem que haja uma subordinação entre elas.
Tendo as duas o mesmo objeto de estudo, se faznecessário que ambas tenham os mesmos métodos de pesquisa que consistem no experimento e na observação, que são os conceitos básicos do empirismo. O empirismo na psicologia acaba sofrendo algumaslimitações uma vez que existem muitas variáveis a serem contadas, diferentemente das ciências naturais que são regidas por leis rigorosas. A subjetividade presente nas experiências imediatas dificulta aobservação uma vez que as condições variam de sujeito para sujeito, podendo esse mudar seu comportamento pelo simples fato de estar sendo observado. Devido a esse fato Wundt afirma ser impossível de se fazeruma ciência psicológica simplesmente com base na auto observação, fazendo-se necessário a recorrência de algo que ele chama de percepção interna, que estaria baseada no controle experimental decondições externas à experiência.
A observação entra na psicologia como uma forma de estudo das manifestações psicológicas de índole coletiva, como a religião, mito e a cultura. Isso se deve ao fato de quemanifestações coletivas teriam um caráter mais estável e mais independente do observador, e também por serem mais difíceis de se aplicar a análise pelo método experimental.
Wundt também fala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha cap 5 Kotller
  • Freitas e Araujo
  • Resenha Cap. 5
  • Resenha Cap. 5 Comunicação Empresarial
  • Resenha Historia da Arte Gombrich cap 4 e 5
  • Resenha Livro Wilson Cano Cap.5
  • Resenha Wundt
  • resenha saulo ramos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!